Jornal defensor da valorização de Aveiro e da Região das Beiras
Fundador: 
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

Campo inaugura primeiro de 10 Espaços Cidadão


José Fonseca Segunda, 08 de Junho de 2020

A ministra da Modernização do Estado e da Administração Pública, Alexandra Leitão, inaugurou, na sexta-feira passada, na freguesia do Campo, o primeiro de uma dezena de Espaços Cidadão que o concelho de Viseu vai ter.
Trata-se de um ponto de atendimento que reúne serviços de diferentes entidades num único balcão, que permite à população ter acesso a inúmeros serviços da administração central, local e de entidades privadas que prestam serviços de interesse público. É possível, por exemplo, tratar da Carta de Condução, solicitar nova senha ou uma caderneta predial junto da Autoridade Tributária, apresentar despesas junto da ADSE, tratar de assuntos relativos a emprego e formação profissional, alterar a morada do Cartão de Cidadão, solicitar o Cartão Europeu de Seguro de Doença ou realizar os serviços e-factura, entre muitos outros.
Alexandra Leitão sublinhou que o Espaço Cidadão permite servir de forma mais rápida e próxima as pessoas, promovendo a literacia digital por via do apoio assistido na prestação dos serviços públicos digitais.
No Campo, o Espaço Cidadão tem dois postos de atendimento e funciona na sede da junta de freguesia. O presidente da Junta, Carlos Lima, destacou que a sede da junta sempre foi um “espaço do cidadão”, que, a partir de agora, passará a contar com mais serviços.
O presidente da Câmara de Viseu, Almeida Henriques, revelou que a proposta inicial da Administração Central era a criação de dois ou três espaços do género, no entanto, a autarquia optou por avançar com uma dezena. Até ao final do mês irão abrir também Espaços Cidadão nas freguesias de Abraveses, Bodiosa, Orgens, Ranhados e Repeses e São Salvador. À espera de equipamento para poderem também abrir estão os Espaços Cidadão de Rio de Loba e Silgueiros. Até ao final do ano, deverão abrir também os postos de São João de Lourosa e de Viseu, onde irá funcionar no actual Quiosque Cidadão (ver texto nesta página).
Segundo a autarquia, o investimento global nestes espaços é superior a 300 mil euros. Haverá ainda uma equipa a percorrer o concelho numa carrinha. 


Suplementos


Edição de Hoje, Jornal, Jornais, Notícia, Diário de Coimbra, Diário de Aveiro, Diário de Leiria, Diário de Viseu