Jornal defensor da valorização de Aveiro e da Região das Beiras
Fundador: 
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

Demissão de vereador “não nos desvia do essencial”


Eduarda Macário Sexta, 05 de Junho de 2020

O executivo de Penedono tem, desde ontem, uma nova vereadora. Vanessa Saraiva substitui Luís Melfe, que entregou oficialmente, na quarta-feira, o pedido de renúncia ao seu mandato de vereador na Câmara Municipal de Penedono. Na missiva, o vereador expressa tristeza por sair do executivo “... depois de me aperceber que somos usados para certos fins e depois descartados completamente”.
Confrontado pelo Diário de Viseu, o presidente da autarquia, Carlos Esteves, confirma a recepção da carta onde Luís Melfe explica as razões da sua demissão e adianta que: “eventualmente a existir incompatibilidade alguma, ela não será de modo nenhum da minha parte”.
“O senhor Luís Melfe foi por mim convidado a integrar a minha equipa nas autárquicas de 2013, completamente em consciência, fazendo-o uma vez mais, quatro anos depois, em 2017. Assumo, em verdade, nunca ter havido qualquer antipatia de carácter entre ambos”,afirma Carlos Esteves.
Sobre se esta demissão o fragiliza enquanto presidente do município, o autarca considera que não. “Unicamente, tenho que admitir que me desagrada até porque sinceramente não a entendo”, sublinhou, adiantando que no passado sábado, dia 30 de Maio, informou o vereador de um despacho a revogar o seu exercício em regime de permanência, com efeitos a partir de 1 de Junho. Explicando que “os motivos desta sua atitude foram abordados na segunda-feira imediata entre os dois quando foi procurado por Luís Melfe”, o autarca, que prefere deixar os pormenores para mais tarde “se tal se justificarvoltar ao assunto”, adianta que nessa conversa o então vereador comunicou que iria renunciar ao seu mandato”.
“Como não poderia deixar de ser, esta é uma decisão que tenho de aceitar. Mas o mundo não pára, a vida continua”, reforça Carlos Esteves.
E a prova de que tudo deve continuar é que a reunião do executivo que havia sido convocada para ontem, realizou-se e já com o lugar de vereador ocupado por Vanessa Saraiva, a quem foi conferida posse no momento.
“Diria que vivemos hoje, mais que nunca, obrigados a estar focalizados, absoluta e verdadeiramente no que é essencial, de modo a que possamos continuar a servir as populações que nos elegeram, por quem somos responsáveis e a quem servimos. Da minha parte nada servirá para me distrair deste propósito”, concluiu o presidente da Câmara Municipal de Penedono, Carlos Esteves. |


Suplementos


Edição de Hoje, Jornal, Jornais, Notícia, Diário de Coimbra, Diário de Aveiro, Diário de Leiria, Diário de Viseu