Jornal defensor da valorização de Aveiro e da Região das Beiras
Fundador: 
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

P.E.D.R.A. resiste e é apresentado dia 14


José Fonseca Sexta, 05 de Junho de 2020

Durante três anos, três coreógrafos portugueses foram convidados a partilhar o seu repertório com cerca de 40 jovens entre os 15 e os 18 anos com e sem experiência de dança, em três cidades, com o objectivo de estimular o conhecimento e a participação na dança contemporânea por parte dos jovens.
Este ano, a pandemia da covid-19 ameaçava não permitir que o P.E.D.R.A. - Projecto Educativo em Dança de Repertório para Adolescentes, realizado em colaboração e co-produção entre a Culturgest, o Teatro Municipal do Porto e o Teatro Viriato, chegasse a bom porto. No entanto, haverá uma apresentação final, depois de os participantes terem sido obrigados a uma reinvenção do projecto, tendo sido encontrada uma solução de compromisso, que nasceu no confinamento, como adiantou ontem, num encontro com a imprensa, via Zoom, Raquel Ribeiro dos Santos, da Culturgest.
O encerramento não será feito em palco, mas em ‘live streaming’, permitindo que os jovens apresentem o trabalho desenvolvido com os coreógrafos Vera Santos, Henrique Furtado Vieira e Leonor Barata, sob orientação de Vera Mantero, coreógrafa convidada desta terceira e última edição do projecto, que tinha como cidade anfitriã Lisboa.
Vera Mantero explicou que a solução para a apresentação final nasceu dos trabalhos que os jovens levaram para casa e que desenvolveram em confinamento. Permitiu perceber que era possível continuar numa espécie de formato digital.
Os quatro coreógrafos destacaram a importância do P.E.D.R.A. como forma de aproximar os jovens da dança contemporânea portuguesa. Vera Santos garantiu que “não foi difícil aceitar o convite” e assegurou ter tido “imensa sorte” com o grupo de jovens que lhe calhou.
Henrique Furtado Vieira lamentou que a pandemia tivesse obrigado a interromper o trabalho pouco antes da fase “mais entusiasmante e intensa” do projecto.
Para Leonor Barata, que participou pela segunda vez, o projecto é “fundamental na área da dança”, ao permitir que os jovens “reinventem com os seus corpos o património da nova dança portuguesa”.
A apresentação irá decorrer no próximo dia 14, às 18h00.


Suplementos


Edição de Hoje, Jornal, Jornais, Notícia, Diário de Coimbra, Diário de Aveiro, Diário de Leiria, Diário de Viseu