Jornal defensor da valorização de Aveiro e da Região das Beiras
Fundador: 
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

Época balnear e emigrantes preocupam


José Fonseca Sexta, 05 de Junho de 2020

O período mais crítico na região Centro, que abrange 75 concelhos dos distritos de Aveiro, Castelo Branco, Coimbra, Guarda, Leiria e Viseu, ocorreu na primeira quinzena do mês de Abril, quando, em apenas uma semana, se registaram mais de 800 casos. A revelação foi feita ontem pelo secretário de Estado da Juventude e do Desporto, João Paulo Rebelo, que, na qualidade de coordenador regional do Centro para o acompanhamento da situação de calamidade causada pela covid-19, fez um balanço dos impactos da pandemia na região.
Segundo o responsável, o acumulado de casos positivos é, actualmente, de 3.765 casos, com 2.820 recuperados, o que representa mais de 70% do total. A taxa de incidência na região Centro é de 223 casos por 100 mil habitantes, contrastando com os 317 casos por 100 mil habitantes, em Portugal Continente. Registam-se 240 mortes, estando mais de 1.100 pessoas em vigilância.
João Paulo Rebelo adiantou ainda que a capacidade de resposta hospitalar, no que diz respeito aos cuidados intensivos, “foi sempre superior às necessidades”, explicando que a região dispunha de 79 camas em cuidados intensivos, no período pré-covid. Durante a pandemia a capacidade aumentou para 149 camas, no entanto, o número máximo de internamentos em cuidados intensivos foi de 63 doentes e, em simultâneo, nunca estiveram internados mais do que 30 doentes. O governante destacou ainda que “não há, neste momento, qualquer doente internado em unidades de cuidados intensivos”.
Ainda no sector da saúde, o secretário de Estado esclareceu que as consultas presenciais foram retomadas a 50%, com recurso a agendamento prévio, e que a vacinação foi retomada, permitindo a recuperação do calendário com vista ao cumprimento do programa nacional. Assegurou também que a actividade assistencial nos cuidados de saúde primários na região Centro “está a ser retomada de forma gradual”.
Quanto à situação nos mais de 600 lares da região, adiantou que 123 registaram casos positivos, número que actualmente é de 50, dos quais alguns com apenas um caso positivo. Entre os cerca de 4.700 utentes e funcionários há 230 casos positivos.

Desemprego baixa em Maio
João Paulo Rebelo destacou ainda que, ao contrário do que se temia, o desemprego não terá aumentado no passado mês de Maio. Se em Abril havia oito mil pessoas inscritas nos centros de emprego da região Centro, no mês passado esse número baixou, segundo dados provisórios, para 6.300.
Quanto às prioridades para os próximos tempos, o governante lembrou que a região tem muitas praias costeiras e fluviais, pelo que a sensibilização e fiscalização dos banhistas será uma das prioridades. O mesmo acontecerá com os emigrantes que irão começar a regressar ao país para estarem com as suas famílias. “As regras que estão a seguir nos países de acolhimento terão de seguir aqui”, sublinhou. |


Suplementos


Edição de Hoje, Jornal, Jornais, Notícia, Diário de Coimbra, Diário de Aveiro, Diário de Leiria, Diário de Viseu