Jornal defensor da valorização de Aveiro e da Região das Beiras
Fundador: 
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

Covid-19/Leiria; Ginásios adaptam-se ao ‘novo normal’ mas mantêm aposta no ‘online’


texto: Helena Amaro / foto: DR Sexta, 05 de Junho de 2020

Entrada com máscara, higienização constante dos equipamentos, distanciamento entre as máquinas, preferência por aulas ao ar livre e a aposta em serviços ‘online’. Assim é o ‘novo normal’ dos ginásios, que tiveram de adaptar-se para cumprir as normas recomendadas pela Direcção-Geral de Saúde no combate à Covid-19, para poderem ter as portas abertas.
Para os ginásios em Leiria, foi necessário reformular tempos, espaços e gerir marcações. É o caso de Susana Cancela, gerente do Ginásio Luxus, que abriu portas na terça-feira, com o primeiro dia a correr bem. “Virámos as passadeiras para a parede e as máquinas também. Temos dois metros de distância de pessoa para pessoa. Não há banhos e cada pessoa tem de andar com os seus pertences”, explicou aquela responsável, acrescentando que o ginásio está “mais arejado”, com a aposta em dois espaços exteriores para realizar aulas presenciais.
Ao nosso jornal, Susana Cancela assegurou que todas as medidas de protecção e segurança estão garantidas, desde a entrada no ginásio, com o uso obrigatório de máscara e a higienização de calçado e mãos. Todas as marcações são feitas previamente.
“As pessoas podem estar descansadas. Quem gosta, quem é viciado nisto, está preocupado consigo e com os outros, mas há segurança para treinar”, reforçou.
Já o Fitness Factory abriu portas esta quarta-feira, não com a afluência típica de um mês de Junho normal, mas com um primeiro dia “a correr bem” depois de um período de confinamento de quase três meses.
Também no Fitness Factory, todas as medidas recomendadas pelas autoridades de saúde estão a ser cumpridas. Segundo o director do clube, Romão Silva, o ginásio apenas está a receber clientes por marcação. A lotação foi reduzida “para garantir todas as medidas de segurança”. Apenas é possível tirar a máscara para a prática de exercício físico. Foram afastados equipamentos, interditados outros, delimitadas zonas de acção, colocada sinalética, interditados alguns cacifos para garantir o distanciamento, entre outras medidas.
Por outro lado, foi reformulado “todo o modelo de aulas de grupo”, sobretudo com a redução do tempo de cada aula, tendo o ginásio aderido ao programa da Câmara de Leiria ‘Esplanadas Fitness’, onde poderão desenvolver actividade desportiva ao ar livre.

Leia a notícia completa na edição em papel.

Suplementos


Edição de Hoje, Jornal, Jornais, Notícia, Diário de Coimbra, Diário de Aveiro, Diário de Leiria, Diário de Viseu