Jornal defensor da valorização de Aveiro e da Região das Beiras
Fundador: 
Adriano Lucas (1925-2011)
Director: 
Adriano Callé Lucas

Liga de Amigos e AIRV entregam seis mil euros ao centro hospitalar


quinta, 04 junho 2020

A Liga de Amigos e Voluntariado do Centro Hospitalar Tondela-Viseu (CHTV) e a Associação Empresarial da Região de Viseu (AIRV) entregaram, ontem, ao Centro Hospitalar o montante de 6.735 euros, angariado com a campanha “#Vamos Todos Ajudar”.
Esta iniciativa foi lançada há dois meses, contudo o valor ficou aquém das expectativas, como confidenciou ao nosso jornal Luís Viegas, vice-presidente da Liga de Amigos e Voluntáriado do CHTV.
“Ficou muitíssimo aquém daquilo que nós esperávamos, mas já estamos habituados, em Viseu as pessoas não entendem este tipo de solidariedade. Mas entendemos também que é uma fase difícil na vida das pessoas, não tiveram disponibilidade para colaborar, ao contrário do que aconteceu noutros distritos do país, onde os valores foram astronómicos”, afirmou.
Esta campanha foi lançada para auxiliar o Centro Hospitalar a fazer face às necessidades para o combate à covid-19, com o objectivo de reforçar os recursos para protecção das equipas médicas e demais profissionais de saúde, bem como todas as pessoas hospitalizadas.
O presidente da direcção da Liga, Fernando Bexiga, enalteceu o propósito desta “missão” que teve como objectivo ajudar a “que o Centro Hospitalar tenha condições, um bocadinho melhores, e que os utentes sejam atendidos dentro do possível da dignidade, que já nos acostumaram, e com algum conforto quando eles mais precisam”.
Cílio Correia, presidente do Conselho de Administração do Centro Hospitalar, agradeceu a ajuda, realçando que “as dádivas que cá chegam [ao Hospital] grandes ou pequenas são sempre importantes”.
Na cerimónia simbólica da entrega do montante angariado esteve ainda João Cotta, presidente da AIRV, que realçou a parceria com a Liga e a total disponibilidade para ajudar o Centro Hospitalar.

Entrega de medicamentos foi iniciativa pioneira
Durante este período de pandemia, a Liga de Amigos e Voluntariado do CHTV teve um papel importante na entrega de medicamentos.
“O hospital e nós chegámos a um entendimento sobre este sector muito prioritário, de elevado grau de importância, uma vez que os utentes eram imunodeprimidos, que estão no seu domicílio, com problemas bastante graves que não se podiam deslocar ao hospital até porque não tinham transportes. A Liga conseguiu de facto superar e fomos pioneiros a nível nacional e fizemos um trabalho extraordinário”, realçou Luís Viegas.
No total, a Liga entregou 528 sacos de medicação a 12 concelhos do distrito de Viseu, com a colaboração de 15 voluntários.
Além de ter assumido os custos de transporte e os respectivos seguros entregou ainda, no serviço de armazém, 8 mesas rodadas de apoio para computadores portáteis, no valor de 496 euros.
Helena Cunha, directora clínica do CHTV, realçou que esta solução foi pioneira no país, tendo sido alargada às juntas de freguesia e câmaras municipais.
Será ainda comunicada ao Infarmed, a pedido deste, pelo sucesso que teve.