Jornal defensor da valorização de Aveiro e da Região das Beiras
Fundador: 
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

Testes serológicos negativos e zero casos em 15 dias


Quarta, 03 de Junho de 2020

Até ao final de Maio, já foram realizados, de forma faseada, cerca de 370 testes serológicos, abrangendo entidades como Santa Casa da Misericórdia, Centro Balmar, Bombeiros, Câmara Municipal, GNR, Agrupamento de Escolas e Escola de Cães-Guia de Mortágua. Todos os testes deram resultado final negativo.
No âmbito de uma parceria entre os municípios da CIM- Região de Coimbra, a ARS Centro e a Universidade de Coimbra, o Município de Mortágua adquiriu 500 testes serológicos certificados pela União Europeia, possuindo capacidade pa-ra realizar mais testes em função das necessidades identificadas e da evolução da situação epidemiológica no concelho.
O presidente da Câmara Municipal, José Júlio Norte, refere que a realização dos testes permite dar mais segurança e confiança aos agentes que estão na primeira linha da gestão da crise pandémica e garante o normal funcionamento das instituições e serviços essenciais. Mas acima de tudo, permite controlar e prevenir possíveis contágios e evitar a sua transmissão comunitária.
Apesar da satisfação pelos resultados dos testes, o autarca deixa o aviso: “não podemos baixar a guarda, relaxar, sobretudo nesta fase inicial de desconfinamento. O não termos nenhum caso activo e não se ter registado qualquer caso nos últimos 15 dias, é uma boa notícia, mas ainda não garante imunidade”.
José Júlio Norte salienta que é importante que as pessoas saiam de casa, façam exercício físico, voltem às suas vidas normais, mas não se esqueçam de cumprir as normas de protecção e segurança, nomeadamente o uso de máscara e o distanciamento social. “Havendo mais circulação de pessoas com a reabertura do comércio, mais mobilidade entre concelhos e regiões, a exigência de cuidado e responsabilidade individual deve ser redobrada. Estamos num processo gradual de retoma da normalidade, e agora, mais do que nunca, temos de agir de forma prudente e responsável”.
O autarca destaca o “comportamento exemplar e responsável” da população ao longo destes três meses, numa demonstração de elevado civismo e respeito mútuo, protegendo-se e protegendo os outros. “Espero que as pessoas continuem, nos próximos meses, a demonstrar a mesma postura de responsabilidade que tiveram até agora, e que tem sido a principal arma contra a propagação dos vírus”.

Medidas complementares de apoio às empresas
O município aprovou um pacote de medidas que são complementares às medidas de apoio já adoptadas pelo Governo e que visam mitigar o impacto da crise económica nas empresas gerado pela Covid-19. As medidas aprovadas inserem-se no objectivo de apoiar a recuperação e revitalização das empresas após um período particularmente difícil em consequência da crise económica causada pela covid-19, que afectou bastante a actividade e tesouraria das empresas. Estando agora a iniciar-se o processo de recuperação, que vai durar alguns meses, entende o município que estas medidas podem constituir um apoio adicional para uma recuperação mais rápida.
Assim, o município aprovou a isenção do pagamento de rendas às empresas que estão instaladas no centro de incubação de empresas do Município de Mortágua (Ninho de Empresas). A isenção abrange os meses de Março, Abril, Maio e Junho. Os espaços/equipamentos concessionados pelo município também beneficiam da isenção de rendas, com referência aos meses de Março, Abril, Maio e Junho.
Outra das medidas é a redução em 50% das tarifas de Saneamento e Resíduos Sólidos Urbanos (a requerimento do interessado), para o Comércio e Serviços que estiveram encerrados, aplicando-se aos meses de Abril, Maio e Junho.
O município irá contribuir directamente nesse processo de revitalização da economia local, utilizando os meios de que dispõe, o Orçamento e as Opções do Plano, para apoiar o tecido empresarial e o emprego.|


Suplementos


Edição de Hoje, Jornal, Jornais, Notícia, Diário de Coimbra, Diário de Aveiro, Diário de Leiria, Diário de Viseu