Jornal defensor da valorização de Aveiro e da Região das Beiras
Fundador: 
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

Maioria dos infectados já recuperou mas “batalha não está ganha”


Terça, 02 de Junho de 2020

O presidente da Câmara de Viseu, Almeida Henriques, revelou ontem que dos 104 casos de infecção por o novo coronavírus registados no concelho de Viseu 98 estão recuperados e os restantes seis estão em casa a recuperar, mostrando-se satisfeito por não ter havido mortes relacionadas pela covid-19 entre a população do município. O autarca explicou ainda que, ontem, não havia pessoas com covid-19 internadas no Hospital de São Teotónio.
No mesmo dia em que o Governo deu início à terceira fase de desconfinamento, Almeida Henriques aproveitou a presença de moradores do Bairro das Mesuras numa cerimónia pública de assinatura do auto de consignação referente a obras naquela bairro, para “agradecer o comportamento cívico” da maioria dos viseenses, mas sublinhou que, apesar de tudo, “a batalha não está ganha” e que “ainda há um período longo [de recuperação] pela frente”. “Temos de por os olhos em Lisboa”, alertou o autarca. De acordo com os dados do boletim epidemiológico divulgado ontem pela Direcção-Geral da Saúde, dos 200 novos casos registados, apenas sete não tinham sido registados naquela zona do país.
O presidente da Câmara de Viseu explicou ainda que os quatro novos casos registados no concelho nos últimos 23 dias foram ‘importados’, isto é, são pessoas que viajaram do estrangeiro para Viseu.
Segundo Almeida Henriques há nos próximos tempos dois perigos que terão de ser combatidos através do cumprimento das normas de segurança impostas pela Direcção-Geral de Saúde, nomeadamente, a chegada de turistas à cidade e o regresso dos emigrantes à terra natal.
O autarca sublinhou que os turistas, importantes para a economia local, irão optar por férias em zonas como a de Viseu, mais ligadas a um turismo próximo da natureza e do património. Quanto aos emigrantes regressam, depois de não terem conseguido estar com a família na Páscoa.

1.424 mortes no país
Segundo o boletim epidemiológico divulgado ontem pela Direcção-Geral da Saúde, Portugal registava ontem 1.424 mortes relacionadas com a covid-19, mais 14 do que no domingo, e 32.700 infectados, mais 200. Na Região de Lisboa e Vale do Tejo, onde se tem registado maior número de surtos, há mais 193 casos de infecção (+1,7%).
A região Norte continua a registar o maior número de infecções, totalizando 16.760, seguida pela região de Lisboa e Vale do Tejo, com 11.335, da região Centro, com 3.747, do Algarve (372) e do Alentejo (259). Os Açores registam 137 casos de covid-19 e a Madeira contabiliza 90 casos confirmados.
A região Norte continua também a ser a que regista o maior número de mortos (791), seguida da região de Lisboa e Vale do Tejo (363), do Centro (239), do Algarve e dos Açores (ambos com 15) e do Alentejo, que regista um óbito, adianta o relatório da situação epidemiológica, com dados actualizados até às 24h00 de domingo, mantendo-se a Região Autónoma da Madeira sem registo de óbitos.
A caracterização clínica dos casos confirmados indica que 471 doentes estão internados em hospitais, menos três do que no domingo (-0,6%), e estão em Unidades de Cuidados Intensivos os mesmos 64 doentes. A recuperar em casa estão 11.253 pessoas.
Desde o dia 1 de Janeiro, registaram-se 326.278 casos suspeitos, dos quais 1.720 aguardam resultado dos testes. Há 291.858 casos em que o resultado dos testes foi negativo, refere a DGS, adiantando que o número de doentes recuperados subiu para 19.552 (mais 143). A DGS regista também 27.958 contactos em vigilância pelas autoridades de saúde. |


Suplementos


Edição de Hoje, Jornal, Jornais, Notícia, Diário de Coimbra, Diário de Aveiro, Diário de Leiria, Diário de Viseu