Jornal defensor da valorização de Aveiro e da Região das Beiras
Fundador: 
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

Dia da Criança antecipado por muitas famílias com actividades ao ar livre


Segunda, 01 de Junho de 2020

O Parque da Cidade e o Parque Urbano de Santiago, em Viseu, foram dois dos locais escolhidos pelas famílias para aproveitarem o bom tempo com as crianças. Andar de bicicleta, jogar à bola, brincar com arcos ou andar de patins, foram algumas das actividades que os mais pequenos aproveitaram para fazer em família, no passado fim-de-semana.
O bom tempo também ajudou e foi ao ar livre que muitas famílias comemoraram o Dia Mundial da Criança que se celebra hoje.
Para os filhos de Nilson Gomes, de cinco e de oito anos, este Dia da Criança teve um significado ainda maior, já que tiveram os últimos meses fechados em casa devido à covid-19. “Nós sempre passeamos no Dia da Criança. Estamos em Portugal desde Dezembro passado e no Brasil este dia é comemorado a 12 de Outubro. Então eles ficaram todos contentes porque não vão ter de esperar tanto”, afirmou.
Hélder Pereira, também aproveitou o bom tempo para brincar ao arco com a sua filha de 8 anos, aproveitando, desta forma, para passar mais tempo de qualidade ao ar livre.
Este pai reconhece a importância desta data assim como a mais pequena que diz gostar muito.
Vanda Rodrigues, mãe de uma menina de 3 anos, costuma assinalar este dia junto da filha e este ano não foi excepção.
O bom tempo permitiu um passeio e que a família se juntasse, aproveitando para jogar à bola. “Normalmente peço sempre folga neste dia para passar mais tempo com a minha filha. Tentamos fazer sempre actividades lúdicas, como por exemplo ateliers ou oficinas práticas. Este ano, como não há, vamos passear e tentar que seja o mais normal possível, com um programa mais integral”, destacou.
Esta mãe também gosta de assinalar o dia com uma pequena prenda lúdica, como livros ou jogos didácticos.
Apesar de a filha ainda ser pequena, já conhece a importância deste dia.
Também a filha de Ana Amaral, quase a completar 5 anos, confidenciou-nos que gosta muito deste dia, em especial “saltar nos insufláveis”.
O ano passado teve a oportunidade de visitar o Oceanário, mas este ano, devido à actual pandemia, os festejos vão ser maiores no dia do aniversário, que é muito próximo desta data.
“Normalmente como as câmaras municipais organizam actividades ela participa. Este ano vai ser mais difícil, mas como faz anos próximo da data costumamos juntar as festas”, realça.
Questionados sobre a importância de comemorar o Dia Mundial da Criança, os pais são unânimes ao dizer “que faz todo o sentido porque é um dia dedicado a eles”.
Hoje é também o dia que muitas crianças regressam aos jardins-de-infância, depois de vários meses em casa. Os pais esperam que também este regresso seja marcado com as actividades possíveis para assinalar esta efeméride, mas em segurança.


Suplementos


Edição de Hoje, Jornal, Jornais, Notícia, Diário de Coimbra, Diário de Aveiro, Diário de Leiria, Diário de Viseu