Jornal defensor da valorização de Aveiro e da Região das Beiras
Fundador: 
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

Vírus não entrou em Tarouca e São João da Pesqueira


Segunda, 01 de Junho de 2020

O despovoamento territorial e isolamento das populações, bem como o comportamento cívico dos cidadãos e medidas tomadas atempadamente, explicam, segundo vários presidentes de Câmara, a ausência de casos de covid-19 em municípios do interior da região Centro.
Segundo um levantamento realizado pela agência Lusa, nove concelhos dos distritos de Coimbra, Guarda, Castelo Branco e Viseu mantinham-se, na quarta-feira, sem qualquer caso de infecção pelo novo coronavírus.
A lista inclui os municípios de São João da Pesqueira e Tarouca (Viseu), Pampilhosa da Serra (Coimbra), Mêda (Guar-da) e Idanha-a-Nova, Proença-a-Nova, Belmonte, Oleiros e Vila Velha de Ródão, todos no distrito de Castelo Branco.
Se na Guarda o único dos 14 municípios que não tem casos reportados é o de Mêda, já em Viseu, Tarouca e São João da Pesqueira, dois dos 24 concelhos e ambos no norte no distrito, mantêm-se sem qualquer caso de covid-19, segundo informação prestada pelas duas autarquias na quarta-feira.
Em São João da Pesqueira, o município actuou preventivamente, ainda antes de o Governo ter declarado o Estado de Emergência.
"Começámos logo por encerrar todos os serviços e actividades que implicavam o contacto entre pessoas, dispensando pessoal para casa em teletrabalho, revezando equipas, etc. Começámos a desinfecção das ruas, adquirimos grandes quantidades de equipamentos de protecção individual que distribuímos em larga escala pelas IPSS, bombeiros, GNR e até nos serviços de saúde locais", explica o presidente da Câmara, Manuel Cordeiro.
Há mais de dois meses, em 23 de Março, foi accionado o Plano de Emergência Municipal, no qual foram identificadas e definidas medidas que São João da Pesqueira considerou "essenciais ao sucesso do combate" contra o novo coronavírus.
"E, mais importante, comprometendo os restantes elementos da Protecção Civil num acordo entre todos de agirmos em equipa", acrescenta Manuel Cordeiro, que destaca também, entre outras medidas, "a grande sensibilização à população para a adopção de comportamentos responsáveis".
"Todo este árduo trabalho acabou por resultar e por criar nas pessoas uma ideia de que o problema era mais sério do que inicialmente parecia ser, criando a ideia global de que tínhamos que nos defender uns aos outros, o que aconteceu", enfatiza o autarca.
Na Pampilhosa da Serra, também não há infecções por covid-19, depois de apenas um caso positivo registado no início de Abril, o de uma jovem de 21 anos residente em Coimbra, onde é estagiária de enfermagem numa instituição, e que visitou a família nessa altura.
Na quarta-feira, este município do distrito de Coimbra com 4.500 habitantes residentes na vila e em cerca de uma centena de povoações dispersas por uma área montanhosa que ronda os 400 km2 – a população passou para 9.000 em dois meses com o regresso de muitas famílias -, continuava sem qualquer infectado, situação que deixa satisfeito o presidente da Câmara Municipal, José Brito.
"Este resultado deve-se mui-to ao comportamento das pessoas neste período difícil", disse José Brito à agência Lusa.
Na sua opinião, a autarquia "fez o que devia e que os outros municípios fizeram também" para travar a propagação do novo coronavírus, refere o autarca.
Em declarações à Lusa, João Lobo, presidente da Comissão Distrital de Protecção Civil de Castelo Branco, confirma os zero casos de infecção nos cinco municípios daquele distrito.
"Tudo isto tem também a ver com o isolamento social a que estamos votados há muitos anos. Isto não pode ter só coisas negativas. O despovoamento, infelizmente, face à covid-19, tem esta ligação quase direta", refere o também presidente da Câmara de Proen-ça-a-Nova sobre a situação no concelho que lidera.


Suplementos


Edição de Hoje, Jornal, Jornais, Notícia, Diário de Coimbra, Diário de Aveiro, Diário de Leiria, Diário de Viseu