Jornal defensor da valorização de Aveiro e da Região das Beiras
Fundador: 
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

Máscaras entregues e protecção reforçada de “Todos Por Quem Cuida”


Sexta, 29 de Maio de 2020

André Freixo

Foi cerca de um milhar de máscaras aquelas que a Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos (SRCOM) e a Secção Regional do Centro da Ordem dos Farmacêuticos (SRCOF) distribuíram na manhã de ontem por três farmácias (Serrano, Torres Padilha Fonseca) e um laboratório de análises clínicas (Arunce) da Lousã. A acção, essa, foi simbólica de um movimento maior, o “Todos por Quem Cuida”, que angariou mais de 1,2 milhões de euros e reuniu diverso equipamento hospitalar, para protecção individual e outros materiais determinantes para a segurança e qualidade dos cuidados prestados aos portugueses tendo sido entregue por mais de mil farmácias e laboratórios de análises clínicas espalhados por Portugal.
Uma ajuda essencial para quem, nestes dias, também faz parte do “combate” à Covid-19. «É algo bom para nos proteger, uma óptima ajuda. O material é-nos muito importante porque houve alturas em que foi difícil encontrar protecção. Isto vai durar e temos de nos proteger todos os dias. Usamos duas máscaras cada um por dia ou seja, são muitas máscaras», referiu Marina Leal, directora técnica da Farmácia Serrano. A farmacêutica recordou que, durante a fase de confinamento, a “Serrano” recebeu cerca de 200 pessoas por dia e que esses tempos representaram um «desafio enorme» para os profissionais desta área que, recorde-se, atenderam os clientes ao postigo. Nélson Tiago, director técnico do Laboratório de Análises Clínicas Arunce, também agradeceu a solidariedade desta acção: «Nesta altura torna-se difícil conseguirmos encontrar estes materiais certificados. Estas são vias que nos permitem ter estes equipamentos e é uma ajuda no investimento que todos fazemos para adquirir estes equipamentos», salientou.

“Utentes podem usar espaços com segurança”
Para além da “mão amiga” que representa a iniciativa, esta visa também transmitir uma mensagem de segurança à população que tem de utilizar estes espaços de saúde. «Os utentes podem dirigir-se às instituições de saúde, aos hospitais, com total segurança, mas também o podem e devem fazer com farmácias e laboratórios para usufruírem dos cuidados de saúde. As farmácias estão muito bem preparadas, respeitam as normas da DGS, as pessoas têm de sentir seguras para virem à sua farmácia e aos seus laboratórios de análises», referiu Carlos Cortes, presidente da SRCOM. Na óptica do médico, esta acção «visa prestar um reconhecimento ao trabalho que os profissionais de saúde desenvolveram e continuam a desenvolver na comunidade».
«O atendimento pelo postigo começou a 19 de Março nas farmácias. Na altura, as farmácias esgotaram o stock de máscaras para profissionais de saúde e faltaram para os farmacêuticos. Quando criamos este fundo, os valores foram primeiramente canalizados para esses equipamentos variados nos hospitais, mas sem dúvida que não esquecemos estas pessoas da saúde que recebem doentes que podem estar infectados. Agora já temos máscaras e as pessoas sentem-se seguras tal como os farmacêuticos», destacou Anabela Mascarenhas, presidente da SRCOF. Anabela reforçou, ainda, que as farmácias estão «preparadas» para os próximos tempos de desconfinamento da pandemia. 


Suplementos


Edição de Hoje, Jornal, Jornais, Notícia, Diário de Coimbra, Diário de Aveiro, Diário de Leiria, Diário de Viseu