Jornal defensor da valorização de Aveiro e da Região das Beiras
Fundador: 
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

João Azevedo é a aposta de Costa para a Câmara de Viseu


Eduarda Macário Sexta, 29 de Maio de 2020

Autárquicas 

O ex-presidente da Câmara de Mangualde é o escolhido pelo líder do Partido Socialista para candidato à presidência da Câmara de Viseu, que nunca foi socialista


A realização de um estudo de opinião promovido no início do ano no concelho de Viseu e o trabalho efectuado à frente da Câmara de Mangualde pesaram na escolha de João Azevedo para candidato à Câmara de Viseu. Uma escolha de António Costa, secretário-geral do PS, que tem sido tema de reflexão em várias reuniões com as estruturas nacionais, regionais e locais.
Contactado pelo Diário de Viseu, o presidente da Federação do PS/Viseu confirmou a realização de várias reuniões e de “uma reflexão regular e sistemática” sobre o processo eleitoral e sobre a escolha do cabeça de lista à Câmara de Viseu”.
“O PS está desde o final do ano passado a avaliar os seus candidatos para as eleições autárquicas de 2021 ,em especial nas capitais de distrito”, afirmou António Borges, avançando que “a reflexão sobre Viseu teve a participação muito forte da direcção-nacional do Partido Socialista “ que considera o nome de João Azevedo “muito forte e com alta probabilidade de ser o candidato à autarquia de Viseu”.
Adiantando que tais reflexões envolveram ainda a Federação e a Concelhia do PS/Viseu, António Borges adianta que “o assunto vai agora ser levado às reuniões do secretariado e da Concelhia que têm competências para se pronunciarem”.
Questionado sobre se teria havido outros nomes em cima da mesa, o presidente da Federação do PS/Viseu optou por não se pronunciar por entender não ser importante.
Mas, entretanto, junto do PS, o Diário de Viseu apurou que em função do resultado do referido estudo, em que João Azevedo “melhor se posicionou”, o secretário-geral do PS chamou a Lisboa o ex-presidente da Câmara Municipal de Mangualde e agora deputado da Assembleia da República, e João Paulo Rebelo, que começava a ser falado como possível candidato, e lhes terá comunicado a decisão... “final”.
A mesma fonte garantiu ao nosso Jornal que “o nome de João Azevedo é o único que está certo e que não foi apontado nem escolhido mais nenhum nome para a lista que o candidato irá formar”, numa referência a João Paulo Rebelo que continua a ser, para já, candidato à presidência da Federação Socialista de Viseu. Uma corrida onde entra, também, o deputado José Rui Cruz. E cuja data para as eleições será remarcada para princípios de Julho ou de Setembro.
A mesma fonte socialista que acompanhou de perto este processo adiantou que a escolha de João Azevedo se deveu ao trabalho feito à frente da autarquia de Mangualde, que o “posiciona para vencer uma câmara que nunca foi governada pelo Partido Socialista”.
Admitindo que se ouvem vozes a favor e contra, a mesma fonte recusou que “surjam interessados na lista à custa de “boleias que não têm”.
 Contactada pelo Diário de Viseu, Lúcia Araújo confirmou que o processo para as eleições autárquicas será um dos temas em debate na próxima reunião da Comissão Política do PS/Viseu, a que preside, marcada para 5 de Junho, a partir das 17h00, no Montebelo.
“Estas e outras questões serão debatidas na próxima reunião com os militantes socialistas que estão desde já convidados para participar”, sublinhou.


Suplementos


Edição de Hoje, Jornal, Jornais, Notícia, Diário de Coimbra, Diário de Aveiro, Diário de Leiria, Diário de Viseu