Jornal defensor da valorização de Aveiro e da Região das Beiras
Fundador: 
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

Teatro Viriato reabre a 1 de Junho com estreia do concerto Tangerina


Sexta, 29 de Maio de 2020

O Teatro Viriato reabre as suas portas, na próxima segunda-feira, com a estreia do concerto ‘Tangerina’, do colectivo Gira Sol Azul, que junta em palco Ana Bento e a sua família, que nos últimos dias intensificaram os ensaios. O espectáculo que proporciona uma viagem pelo universo de Almada Negreiros, convocando uma fusão da palavra poética e da música rock/pop com a música erudita e a música étnica, é, segundo Ana Bento, “um concerto que para além de palavras e de músicas, também inclui momentos de vídeo, jogos de sombra e um maior cuidado com os movimentos dos corpos em palco”.
Segundo a artista associada do Teatro Viriato, o espectáculo tem por base uma oficina que esteve em cena na Casa da Música, no Porto ao longo de dois anos. “Quisemos ir mais longe com este projecto e por isso iremos avançar com um álbum e com o espectáculo, convidando a Joana Providência para se juntar a este projecto”, explicou Ana Bento aos jornalista no final de um ensaio para a imprensa.
“Reabrimos as portas físicas do Teatro Viriato com um concerto que só pode existir porque é feito por uma família que vive e toca sob o mesmo tecto. Um grupo de artistas que continuou a abraçar-se e a beijar-se, sem distância, durante estes meses de confinamento. Tangerina, da Gira Sol Azul, é uma das poucas criações que não foi recalendarizada ou transformada noutro objecto artístico, mantendo-se no programa do Teatro Viriato”, esclarece a directora artística do Teatro Viriato, Patrícia Portela.
No dia 1 de Junho, Dia Mundial da Criança, o espectáculo será disponibilizado no SubPalco do Teatro Viriato, às 15h30, para as escolas. No dia 3, às 15h30, a transmissão do concerto para os utentes da Associação de Viseu dos Portadores de Trissomia 21, será reforçada com uma conversa em directo com Ana Bento. No sábado, dia 6, também às 15h30, é apresentada uma sessão do concerto para famílias no Teatro Viriato. Os bilhetes estão à venda no site www.teatroviriato.com, sendo que a lotação será limitada, de acordo com as regras impostas pela Direcção Geral de Saúde e o Ministério da Cultura, no âmbito do combate à propagação da covid-19.


Suplementos


Edição de Hoje, Jornal, Jornais, Notícia, Diário de Coimbra, Diário de Aveiro, Diário de Leiria, Diário de Viseu