Jornal defensor da valorização de Aveiro e da Região das Beiras
Fundador: 
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

Viseu lança três desafios à ministra da Cultura


José Fonseca Sexta, 29 de Maio de 2020

Património 

Governante esteve em Viseu para assistir à concretização de um sonho com 100 anos


Avançar o mais depressa possível com as obras de requalificação da Sé, passar para o domínio da autarquia a Cava de Viriato e conseguir que o património cultural seja um dos eixos prioritários do próximo quadro comunitário de apoios. Foram estes os três desafios deixados à ministra da Cultura pelo presidente da Câmara de Viseu, no dia em que o Pólo Arqueológico de Viseu viu reconhecida a sua Reserva Municipal de Materiais Arqueológicos, através da assinatura de um protocolo entre o Município e a Direcção-Geral do Património Cultural.
Foi nos jardins da Casa da Miradouro, em pleno centro histórico, que o autarca aproveitou a presença da governante em Viseu para lembrar que é preciso aproveitar o actual quadro comunitário de apoios para concluir as obras de requalificação da Sé de Viseu, com destaque para o Passeio dos Cónegos. Almeida Henriques recordou a Graça Fonseca que as obras têm de arrancar no prazo de um ano e ficar concluídas durante os três anos seguintes, o que considera um período curto, tendo em conta a intervenção necessária.
No que diz respeito à Cava de Viriato espera que passe para domínio da autarquia, sublinhando que Gonçalo Byrne está envolvido na criação de um novo plano de pormenor para aquela parte da cidade e que o monumento nacional é o principal foco de Catarina Tente, coordenadora científica do programa Viseu Património.
Quanto ao Portugal 2030, Almeida Henriques defendeu que o próximo quadro comunitário de apoios deve dar uma atenção especial ao património cultural. Um desejo partilhado pela ministra da Cultura que também defende que o património cultural deve ser um dos eixos prioritários, destacando a sua importância na ligação ao turismo e dessa forma à economia.

Tirar os achados dos “caixotes”
No que diz respeito à Reserva Municipal do Pólo Arqueológico de Viseu, cuja criação foi concretizada através da assinatura de um protocolo de colaboração entre a Câmara de Viseu e a Direcção-Geral do Património Cultural, o vereador da Cultura, Jorge Sobrado, explicou ser a concretização de um sonho com 100 anos, referindo que o primeiro passo foi dado por José Coelho, que apelidou de “pai da arqueologia em Viseu”, ao lutar pela criação do Instituto Etnológico da Beira.
O autarca garantiu que o objectivo não é apenas reunir num único local os achados arqueológicos que ainda se encontram dispersos, mas também promover a sua divulgação, lembrando que já foram realizadas três exposições que deram a conhecer, por exemplo, as notas arqueológicas de José Coelho e a Ara de Vissaium.
Nesse sentido, a Reserva Municipal servirá para dar a conhecer o trabalho desenvolvido ao longo dos tempos por pessoas como José Coelho, João Inês Vaz, Alberto Correia, Celso Tavares da Silva e Pedro Sobral.
O director-geral do Património Cultural, Bernardo Alabaça, destacou a vontade do Município de Viseu de não apenas disponibilizar um local para preservar os achados resultantes das intervenções no território, mas também o assumir da responsabilidade acrescida de os divulgar, uma vontade que também foi elogiada pela ministra da Cultura.


Suplementos


Edição de Hoje, Jornal, Jornais, Notícia, Diário de Coimbra, Diário de Aveiro, Diário de Leiria, Diário de Viseu