Jornal defensor da valorização de Aveiro e da Região das Beiras
Fundador: 
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

“Retratos à porta da loja” são exemplos de boas práticas de protecção


Quinta, 28 de Maio de 2020

Sónia Morgado

Se há situações em que a frase “uma imagem vale mais que mil palavras” esta é uma delas. Numa altura como a que estamos a viver, em que o uso de máscara para protecção própria e dos outros é obrigatório e necessário, Sara Vaz procurou, através da fotografia, «dar incentivo e reforçar a quem o está a fazer bem».
A viver em S. João do Campo, e com a reabertura de alguns espaços comerciais, Sara indignou-se com a falta de cuidado, em alguns casos, dos proprietários que, por não adoptarem as medidas de protecção impostas, punham em risco os clientes, muitos deles seniores. De forma a querer ajudar e despertar consciências, idealizou uma forma de não mostrar a parte negativa mas antes enaltecer quem, por seu lado, tentava voltar à normalidade, cumprindo todas as regras de protecção. E assim nasceu o projecto “Retratos à porta da loja”.
Lançou o desafio nas redes sociais e directamente na rua, junto dos comerciantes, e foram muitas as pessoas que manifestaram interesse em que fossem recolhidas imagens nos seus estabelecimentos comerciais. «Em alguns casos fotografei no momento em que apresentei a ideia» e em todas as outras situações não marcava dia, nem hora. Simplesmente aparecia e começava a registar a dinâmica da loja «mostrando que estão de volta ao activo mas que estão a fazer as coisas bem feitas» no que diz respeito ao uso de máscaras e higienização das superfícies e das mãos. Só à porta foi “permitido” revelar sorrisos, sem o uso de máscara.
E porque quem corre por gosto não cansa, Sara Vaz, uma apaixonada por fotografar, sobretudo, pessoas, captou, em três dias, imagens em 13 espaços comerciais, desde minimercados, farmácias, mercearias, cabeleireiros, pronto-a-vestir, empresas de materiais de construção a floristas. «Tentei fotografar a dinâmica natural das várias lojas, mostrando rostos, captando o riso», explica Sara e para isso, ofereceu o seu tempo com o objectivo de passar a mensagem em cada estabelecimento de «quem sou, estou nisto a sério e tenho isto para oferecer». A fotógrafa captou cinco imagens em todos eles de forma a terem todos a mesma oportunidade. Depois, publicou-as no grupo do Facebook de S. João do Campo, na sua página pessoal e na página profissional “Sara Vaz Fotografia”. A partir daí as pessoas puderam partilhar e usar as fotografias para “promover” os seus espaços «e está a ser bonito ver a interacção, com comentários a dar força, verdadeiros gestos de solidariedade uns com os outros». Desta forma, Sara Vaz vê a sua missão cumprida uma vez que todos temos responsabilidade «de nos proteger e proteger os outros e desta forma talvez consigamos reverter» a situação que estamos a viver.


Suplementos


Edição de Hoje, Jornal, Jornais, Notícia, Diário de Coimbra, Diário de Aveiro, Diário de Leiria, Diário de Viseu