Jornal defensor da valorização de Aveiro e da Região das Beiras
Fundador: 
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

CLDS 4G de Santa Comba Dão com 540 mil euros para executar 12 projectos


Quinta, 28 de Maio de 2020

O Contrato Local de Desenvolvimento Social (CLDS) de 4.ª Geração arrancou em Santa Comba Dão, com uma verba de 540 mil euros destinada a executar 12 projectos no próximo triénio, inseridos em eixos de intervenção a partir dos quais se desenvolverá o plano de actividades.
O programa VIVER + Santa Comba Dão assenta em três eixos de actuação. O eixo 1 - Emprego, Formação e Qualificação; eixo 2 - Promoção do envelhecimento activo e apoio à população idosa; e eixo 3 - Auxílio e intervenção emergencial às populações inseridas em territórios afectados por calamidades e/ou capacitação e desenvolvimento comunitários.
À equipa ora em funções, composta por uma coordenadora e três técnicas (Assistente Social, Educação Social e Gestão), compete implementar nos próximos três anos as acções aprovadas em candidatura.
O programa CLDS-4G tem como objectivo promover a inclusão social de grupos populacionais que revelem maiores níveis de fragilidade social num determinado território, mobilizando para o efeito a acção integrada de diversos agentes e recursos localmente disponíveis, constituindo-se como um instrumento de combate à exclusão social fortemente marcado por uma intervenção de proximidade realizada em parceria.
Dentro da sua actividade, os objectivos a alcançar passam por aumentar os níveis de coesão social dos concelhos objectos de intervenção, dinamizando a alteração da sua situação socio-territorial; concentrar a intervenção nos grupos populacionais que em cada território evidenciam fragilidades mais significativas, promovendo a mudança na situação das pessoas tendo em conta os seus factores de vulnerabilidade; potenciar a congregação de esforços entre o sector público e o privado na promoção e execução dos projectos através da mobilização de actores locais com diferentes proveniências; e ainda fortalecer a ligação entre as intervenções a desenvolver e os diferentes instrumentos de planeamento existentes de dimensão municipal.
A equipa, coordenada por Goreti Oliveira, técnica com vasta experiência no âmbito da intervenção social, pese embora tenha a sua base de trabalho nas instalações da ADICES, terá uma articulação directa com o Município de Santa Comba Dão.

Leia a notícia completa na edição em papel.

Suplementos


Edição de Hoje, Jornal, Jornais, Notícia, Diário de Coimbra, Diário de Aveiro, Diário de Leiria, Diário de Viseu