Jornal defensor da valorização de Aveiro e da Região das Beiras
Fundador: 
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

GNR deteve três pessoas e identificou 16 por incêndio rural


Quinta, 28 de Maio de 2020

O Comando Territorial de Viseu da Guarda Nacional Republicana anunciou ontem que, desde o início do ano, deteve três cidadãos e identificou outros 16, por suspeitas da prática do crime de incêndio rural, no distrito de Viseu.
De acordo com aquela força de segurança, “a grande maioria dos incêndios registados tiveram origem na execução de queimas de sobrantes de exploração”. Segundo o oficial de Relações Públicas do Comando Territorial de Viseu, tenente-coronel Adriano Resende, “apesar das queimas não estarem proibidas, apenas necessitando de serem comunicadas às câmaras municipais, alerta-se para o aumento considerável das temperaturas nos próximos dias, que, aliadas à diminuição considerável da humidade relativa dos combustíveis, podem criar condições favoráveis para o descontrolo das queimas e propagação do fogo aos combustíveis adjacentes originando incêndios”.
“Considerando que as principais causas dos incêndios até agora validados estão intimamente ligadas com as actividades de gestão de combustível e de renovação de pastagens, apela-se aos cuidados necessários por quem tem de executar estas actividades”, sublinha o responsável, assegurando que o Comando Territorial de Viseu vai manter uma vigilância próxima nas zonas florestais, empenhando diversas capacidades e valências, por forma forma a reduzir o número de ocorrências desta natureza.
Nos últimos dias, a Autoridade Nacional de Emergência e Protecção Civil registou, no distrito de Viseu vários incêndios rurais com alguma dimensão que obrigaram à mobilização de dezenas de efectivos para combater as chamas.

Leia a notícia completa na edição em papel.

Suplementos


Edição de Hoje, Jornal, Jornais, Notícia, Diário de Coimbra, Diário de Aveiro, Diário de Leiria, Diário de Viseu