Jornal defensor da valorização de Aveiro e da Região das Beiras
Fundador: 
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

39 mil euros para dois projectos do distrito de Viseu


Quarta, 27 de Maio de 2020

Os projectos “Super Nutri”, do jardim de infância de Arcozelo das Maias, agrupamento de escolas de Oliveira de Frades, e “Cinfães em forma - Bem comer e muito correr para melhor viver!”, do agrupamento de Escolas General Serpa Pinto, foram vencedores do donativo Missão Continente 2019/20.
Este programa seleciona 10 projectos nacionais que se focam na prevenção da obesidade infantil e pelos quais é distribuído 167 mil euros, angariado através da venda de presentes solidários dos Angry Bir-ds durante o último Natal. 
 “Super Nutri”, que irá receber 19 mil euros, é o projecto de gamificação e robótica que visa influenciar directamente o que as crianças comem e bebem, incentivando a actividade física e promovendo hábitos saudáveis. Pretende, em simultâneo, conhecer os hábitos alimentares das crianças da sua área geográfica, com o fim de mudar comportamentos e mentalidades.
 O projecto “Cinfães em forma - Bem comer e muito correr para melhor viver!”, que irá receber 20 mil euros, pretende incentivar a adopção de uma dieta saudável, equilibrada e variada, baseada nos princípios fundamentais da dieta mediterrânica, a par do incentivo à prática da actividade física, com acções de sensibilização para alunos, encarregados de educação, professores e auxiliares, criação de um percurso de manutenção na escola, caminhadas, clube BTT, escalada e renovação do refeitório.
 A Missão Continente recebeu 164 candidaturas de entidades nacionais sem fins lucrativos, privadas ou públicas com projectos no âmbito da prevenção da Obesidade Infantil que foram sujeitas a uma votação online e avaliadas por um júri especializado, em função da pertinência e do impacto de cada projecto junto dos mais jovens.
 O júri, composto pelo Programa Nacional para a Promoção da Alimentação Saudável, a Direcção-Geral da Saúde, a Direcção-Geral da Educação, a Associação Portuguesa de Nutrição e a Federação Portuguesa de Futebol, seleccionou 10 projectos referentes a cinco escolas, uma associação de pais, duas entidades de saúde e duas entidades do sector social.
Os valores atribuídos a cada um dos projectos variam entre os 10 mil e os 22 mil euros e vão permitir pôr em prática ideias para promover hábitos saudáveis através de acções de formação e sensibilização, work-shops, showcookings e promoção da importância do exercício físico junto das crianças, pais e comunidade escolar.


Suplementos


Edição de Hoje, Jornal, Jornais, Notícia, Diário de Coimbra, Diário de Aveiro, Diário de Leiria, Diário de Viseu