Jornal defensor da valorização de Aveiro e da Região das Beiras
Fundador: 
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

Covid-19: Biblioteca Municipal de Leiria abre portas a uma nova realidade


texto e foto: Helena Amaro Quarta, 27 de Maio de 2020

Judite Novais já perdeu a conta ao número de livros da Biblioteca Municipal de Leiria que higienizou nos últimos dias. Por alto, só na segunda-feira, contabilizou mais de três centenas. A tarefa não é desconhecida para aquela assistente operacional da biblioteca Afonso Lopes Vieira, porque os livros sempre foram higienizados, mas a pandemia de Covid-19 obrigou a algum reforço das normas.
Um a um, os cerca de 30 mil livros de livre acesso são retirados das dezenas de prateleiras que compõem a sala de leitura para adultos. São depois limpos, frente e verso, com um pano e gel desinfectante, para mais tarde serem repostos na prateleira correspondente.
O trabalho é minucioso, porque um livro fora do lugar é um livro perdido.
“Uso um pano, folheio o livro para ver se tem alguma coisa lá dentro, limpo a frente e o verso e depois vai para a prateleira”, descreveu Judite Novais, de 54 anos, 14 dos quais a trabalhar na biblioteca municipal.
Admitindo tratar-se de uma tarefa física um pouco dorida, Judite Novais afirmou: “é um trabalho que se tem que fazer”.
A alguns metros de distância de Judite Novais, os livros que Pedro Valério está a consultar não vão passar pelo mesmo processo, porque vão para uma quarentena de 10 dias, antes de serem higienizados e regressarem às prateleiras.
Esta segunda-feira, a Biblioteca Municipal Afonso Lopes Vieira reabriu as portas da sala de leitura para adultos, onde é possível a consulta de livros e a leitura de publicações periódicas em formato digital, não sendo autorizado o acesso livre às estantes.
Para Pedro Valério, a reabertura da biblioteca foi uma oportunidade para avançar na sua tese. Este leiriense, de 23 anos, a tirar o curso de Arquitectura na Faculdade de Arquitectura da Universidade de Lisboa, optou por esperar que a biblioteca reabrisse para poder consultar bibliografia.
“Liguei a semana passada a perguntar e vim hoje [segunda-feira]. A bibliografia é muito importante e vir à biblioteca era mesmo essencial”, contou o jovem estudante, um dos dois utilizadores da biblioteca no início da semana.

(toda a reportagem na edição impressa)

Leia a notícia completa na edição em papel.

Suplementos


Edição de Hoje, Jornal, Jornais, Notícia, Diário de Coimbra, Diário de Aveiro, Diário de Leiria, Diário de Viseu