Jornal defensor da valorização de Aveiro e da Região das Beiras
Fundador: 
Adriano Lucas (1925-2011)
Director: 
Adriano Callé Lucas

“Fátima vai ter um papel essencial para reerguer Portugal”


foto: Santuário de Fátima segunda, 25 maio 2020

Fátima está no coração das pessoas e, no caso de Portugal, entranhada no ADN do povo português, mas o Santuário só se diz com peregrinos. Por isso, assinalar Maio com o Santuário vazio “é triste e doloroso”, afirmou ao PODCAST#fatimanoseculoXXI Alexandre Marto, gestor hoteleiro da marca Fatima Hotels, mesmo no coração da Cova da Iria.
Numa leitura crente da actualidade, quase dois meses depois de a cidade de Fátima ter praticamente paralisado a sua actividade principal, na sequência da suspensão das celebrações religiosas comunitárias com presença de fiéis, decretada pela Igreja Portuguesa, desde o dia 14 de Março, o gestor lembra que a “situação é insustentável” do ponto de vista económico, mas “sobretudo no sentido espiritual”. “Há milhões de pessoas que nos contactam. Vivemos quase numa situação de prisão ao contrário: as pessoas querem vir e não podem”, refere Alexandre Marto, citado pelo Santuário de Fátima.
“O Santuário de Fátima e a Igreja, em geral, estão a ter uma atitude correctíssima, fechando-se um pouco e encontrando novas formas de comunicar e de se manterem próximos dos seus peregrinos, através dos meios digitais. Este é o único caminho e terá muita força para manter a ligação, mas terá de recomeçar a fazer o que sempre fez”, isto é, a “receber, a acolher peregrinos”.

Leia a notícia completa na edição em papel.