Jornal defensor da valorização de Aveiro e da Região das Beiras
Fundador: 
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

Programa Azul propõe “uma viagem pelo planeta através da música”


Segunda, 25 de Maio de 2020

Sábado, 21 horas: no Programa Azul da Rádio Histórias ouve-se Lashio Thein Aung, cantor birmanês que Ivar Corceiro escolheu para abrir a sua sexta emissão. São sons que nos soam exóticos – não os estamos habituados a ouvir e é isso que move o autor, um aveirense que agora faz o progra­ma a partir de Inglaterra, onde trabalha.
Birmânia, Cambodja, Vietname, China, Japão, Cabo Ver­de, Moçambique, Etiópia, Argélia, Palestina… É por estas latitudes, e não só, que Ivar Corceiro nos leva a viajar todas as semanas à boleia das músicas do mundo que escolhe para ouvirmos no seu Programa Azul. “São duas horas por semana de música do terceiro planeta a contar do Sol, normalmente passando sempre pelo continente africano, que para mim é o continente da música”, resume sobre o programa, que faz parte da grelha da “webrádio” Rádio Histórias.
A Rádio Histórias, do Porto, é um projecto “de um amigo das redes sociais” e pretende ser um “ponto de encontro de culturas” através da música, crónicas, opiniões, história, fábulas e contos, descreve ao Diário de Aveiro. O Programa Azul traça um roteiro musical por diferentes geografias. “É uma viagem pelo nosso planeta através da música, que diz sempre alguma coisa sobre um determinado povo ou sobre uma determinada zona. Não apenas música tradicional mas também as novas tendências que vão nascendo e evoluindo um pouco por toda a Terra. A música é a forma de comunicação mais universal que temos e que permite, de alguma forma, que todos os indivíduos da nossa espécie comuniquem entre si”, diz.

Leia a notícia completa na edição em papel.

Suplementos


Edição de Hoje, Jornal, Jornais, Notícia, Diário de Coimbra, Diário de Aveiro, Diário de Leiria, Diário de Viseu