Jornal defensor da valorização de Aveiro e da Região das Beiras
Fundador: 
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

“Resiliência” de Ovar “está a fazer história”


Domingo, 24 de Maio de 2020

“Ovar foi um exemplo na forma como se organizou e conseguiu responder a esta situação gravíssima”, sublinhou, referindo-se ao combate contra a COVID-19, Patrícia Gaspar, secretária de Estado da Administração Interna, que ontem presidiu à cerimónia comemorativa dos 124 anos dos Bombeiros Voluntários de Ovar.

A governante creditou às corporações do concelho – de Ovar e de Esmoriz – e a todos os agentes que têm combatido a pandemia uma postura operativa marcada por valores como “o profissionalismo, o civismo, o altruísmo e muita coragem”.

Patrícia Gaspar destacou “a enorme resiliência” de um território que “há três meses está a fazer história”. Reafirmou que teria sido “impensável” pôr em prática “uma resposta integrada sem a participação dos Bombeiros Voluntários”, que – acentuou – “asseguraram a linha da frente”, numa “resposta de 24 horas à emergência”.

A secretária de Estado salientou que o Governo “tentou não descurar o sector” da Protecção Civil, nomeadamente enfrentando as condicionantes de mercado para “encontrar as soluções possíveis”, concretamente na hora de comprar equipamentos de protecção.

Sem esconder que os voluntários merecem mais em termos de apoios sociais, garantiu que o Estado central manter-se-á “atento” e disponível para concretizar “as intervenções que se revelem necessárias”.

Leia a notícia completa na edição em papel.

Suplementos


Edição de Hoje, Jornal, Jornais, Notícia, Diário de Coimbra, Diário de Aveiro, Diário de Leiria, Diário de Viseu