Jornal defensor da valorização de Aveiro e da Região das Beiras
Fundador: 
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

David Fonseca ‘online’ e comboio musical assinalam dia da cidade de Leiria


texto: Helena Amaro / foto: DR Sexta, 22 de Maio de 2020

Se hoje passear pelo centro da cidade e vir passar um comboio e ouvir música, não fique surpreendido. É o Comboio D’Artistas Deambulante que vai percorrer várias ruas para celebrar o Dia da Cidade de Leiria. O dia é de festa e, apesar de algumas restrições devido à pandemia Covid-19, a Câmara não deixou passar a data, e preparou para hoje várias surpresas, que incluem, entre elas, David Fonseca.
Como já é tradição, o programa comemorativo tem início às 10h00, nos Paços do Concelho, com o hastear das bandeiras do município.
A partir das 10h30, o programa comemorativo prossegue ‘online’. São várias as mensagens institucionais divulgadas através do Facebook do município, a começar pelos presidentes da Câmara e Assembleia Municipal, e o vereador do PSD. Seguir-se-á uma mensagem de Licínio Carvalho, presidente do Conselho de Administração do Centro Hospitalar de Leiria, e de Odete Mendes, da Autoridade de Saúde de Leiria, que abordarão o tema ‘Regressar com Saúde’.
Para falar sobre o ‘Retomar a Economia’, vão transmitir mensagens Lino Ferreira, presidente da Acilis – Associação de Comércio, Indústria, Serviços e Turismo da Região de Leiria, e de António Poças, presidente da Nerlei – Associação Empresarial da Região de Leiria. O historiador Saul António Gomes, e o presidente do Politécnico de Leiria, Rui Pedrosa vão abordar a ‘Memória e Futuro’.
Pelas 12h00, a companhia de teatro de Leiria Te-Ato apresenta ‘O Fio da Linha do Horizonte’, uma fusão entre a tradição do conto oral e do teatro com texto, encenação e interpretação de João Lázaro.
Um dos pontos altos das comemorações acontece à tarde, com o Comboio D’Artistas Deambulante. A partir das 15h00, um comboio irá percorrer as ruas, começando com o Instituto Jovens Músicos.
As escolas de música Instituto Jovens Músicos e a Rockschool Leiria levam às ruas de Leiria música ao vivo, sinalizando o Dia da Cidade através do projecto ‘Música sobre Rodas’. Os temas foram escolhidos para toda a população cantar com eles à sua passagem. Pelas 17h00, o Teatro de Grupo O Nariz apresenta ‘Contos pela sala adentro’, com Pedro Oliveira, contador e narrador, e Diana Catarina, música. Meia hora depois, regressa o Comboio D’Artistas Deambulante, desta feita com o VII SINOPSE – Festival Internacional de Teatro Actor João Moital, que este ano reveste-se dos cuidados que a actual situação impõe. Cumprir o seu conceito de apresentar ao público de Leiria propostas teatrais emergentes e diferenciadas, far-se-á como sempre. Desta vez não numa das salas de teatro da cidade, mas na rua, em encontros ocasionais feitos de apontamentos breves, com a convicção de quem faz teatro para os espectadores que sempre existiram. Segue-se, pelas 18h00, na página de Facebook do município, a Farratuga, uma fanfarra de Leiria, que tem no seu repertório temas originais e alguns temas portugueses, sempre com uma abordagem original, na onda do funk, jazz e rap.
O programa prevê ainda, pelas 19h30, uma visita virtual 3D ao Museu de Leiria, através da página de Facebook do município, onde é o espectador que decide o curso da sua visita.
Pelas 21h00, também na rede social, há uma tertúlia com Luís Filipe Castro Mendes e Carlos André sobre ‘O Poeta na Praça - Rodrigues Lobo e a sustentabilidade no planeta’.
O dia encerra com o concerto de David Fonseca ‘Songs from home’. Será um momento diferente e distinto de todos os outros que realizou na cidade natal. Trata-se de um conteúdo audiovisual filmado no seu estúdio caseiro em que interpreta algumas das suas canções mais representativas. Para além da voz e de toda a instrumentação, David Fonseca filmou, editou e realizou este concerto especial. 

(Especial Dia do Município de Leiria com a edição impressa)  

Leia a notícia completa na edição em papel.

Suplementos


Edição de Hoje, Jornal, Jornais, Notícia, Diário de Coimbra, Diário de Aveiro, Diário de Leiria, Diário de Viseu