Jornal defensor da valorização de Aveiro e da Região das Beiras
Fundador: 
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

Museus com várias actividades no fim-de-semana


Sexta, 22 de Maio de 2020

A rede de museus municipais está a propor, no âmbito das comemorações do Dia Internacional dos Museus, diversas iniciativas que visam atrair os públicos aos espaços que estiveram fechados durante dois meses devido à pandemia de covid-19.
Amanhã, o Museu do Linho de Várzea de Calde propõe uma oficina criativa, intitulada ‘Aqui costura-se em linho’, na qual será elaborada uma máscara de protecção individual em algodão, com junção de alguns elementos em linho.
Cada participante deverá fazer-se acompanhar de agulha, linhas, dedal e tesoura, para evitar a partilha de objectos. Haverá dois turnos possíveis para participar, cada um com o limite de cinco pessoas. O primeiro pelas 14h30 e o segundo pelas 16h00.
As inscrições decorrem até às 13h00 de hoje. É obrigatória a utilização de máscara de protecção individual.
Também no sábado, a partir das 10h30, realiza-se a visita guiada ‘José Coelho pela cidade’, promovida pelo Pólo Arqueológico de Viseu. As inscrições são feitas através de contacto com o museu (232 425 388 ou do e-mail [email protected]).
O roteiro por Viseu revisita algumas histórias das disputas de José Coelho pela investigação, divulgação e defesa do património da cidade.
Pelas 15h00, realiza-se a a visita guiada ‘Era uma vez um Monte Habitado’. A iniciativa é do Museu do Quartzo e as inscrições devem ser feitas através do telefone 232 450 163 ou do e-mail [email protected]. Trata-se de uma viagem pelo Monte de Santa Luzia para conhecer o espaço do antigo castro edificado naquele monte e que serviu de mote à exposição temporária que também será visitada.
A Casa da Ribeira promove a oficina ‘Pintar Emoções’, que desafia as famílias a pintar, sobre seixos, as personagens de uma história tradicional à sua escolha. Os participantes têm à sua disposição um kit com o material necessário, que pode ser levantado na Casa da Ribeira.
As imagens do resultado da história de cada família podem ser remetidas para [email protected], até sábado, para serem publicadas.
‘Vamos tirar uma Selfie Artística?’ é a proposta do Museu Almeida Moreira, inspirada nos retratos que integram a exposição permanente, nomeadamente nos retratados pelos artistas António Ramalho, Joaquim Lopes, Silva Porto, Varela Aldemira e Veloso Salgado.
O objectivo do desafio é fazer a sua interpretação dos quadros. Os retratos podem ser enviados para o e-mail [email protected], até ao final deste mês, indicando no assunto ‘Selfie Artística’.
Depois da Viseu Marca, também o fotógrafo viseense José Alfredo decidiu contribuir para o acervo da Imagoteca Municipal de Viseu, integrada no Museu de História da Cidade, com a entrega simbólica de várias fotografias antigas da cidade.


Suplementos


Edição de Hoje, Jornal, Jornais, Notícia, Diário de Coimbra, Diário de Aveiro, Diário de Leiria, Diário de Viseu