Jornal defensor da valorização de Aveiro e da Região das Beiras
Fundador: 
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

AGAP convicta de que os ginásios vão reabrir em Junho


Quarta, 20 de Maio de 2020

A Associação de Ginásios e Academias de Portugal (AGAP) reuniu-se hoje com a Direcção-Geral de Saúde (DGS) e acredita que os ginásios em Portugal vão voltar a abrir em Junho, avisando que o sector "não pode esperar mais". "O que a DGS nos transmitiu hoje foi que as medidas de abertura que a AGAP apresentou a 16 de Abril não estão distantes das que a DGS preconiza. Há uma grande concordância entre as nossas medidas e as que eles preconizam, embora tenhamos apenas falado em termos genéricos, sem especificar qualquer proposta", explicou o presidente da AGAP, José Carlos Reis, à agência Lusa, após o final da reunião que contou também com a presença da Secretaria de Estado da Juventude e do Desporto.
O dirigente que representa os ginásios portugueses disse que até final da semana a associação receberá as normas elaboradas pela DGS, mas que não houve da parte da autoridade de saúde o compromisso para uma data de abertura. "Não houve um compromisso da DGS para a data de abertura, até porque essa é uma competência do Conselho de Ministros, mas deixámos bem expresso que estamos preparados para abrir a 01 de Junho e que isso é fundamental para o nosso sector", afirma José Carlos Reis, alertando que se tal não acontecer pode estar em causa a sobrevivência de muitos ginásios que vivem já "uma situação dramática". "Se se mantiverem as condições de normalidade que temos hoje, queremos acreditar que os ginásios abrirão a 01 de Junho", estimou.
Perspectivando já a reabertura, o presidente da AGAP tranquilizou os clientes, assegurando que os ginásios portugueses "são dos mais seguros e qualificados de todo o mundo". "Os nossos espaços dão garantias de qualidade e segurança, e somos os primeiros interessados em abrir de acordo com as regras de segurança da DGS de forma a ganhar a confiança dos consumidores", sublinhou.
Quanto aos apoios já pedidos pela AGAP ao Governo, nomeadamente a descida do IVA no sector para 6% e a possibilidade de dedução das despesas com ginásios em sede de IVA para os contribuintes, José Carlos Reis adiantou que "tem esperança" nas conversações que estão a ser mantidas com o Ministério da Economia.


Suplementos


Edição de Hoje, Jornal, Jornais, Notícia, Diário de Coimbra, Diário de Aveiro, Diário de Leiria, Diário de Viseu