Jornal defensor da valorização de Aveiro e da Região das Beiras
Fundador: 
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

Covid-19: À espera de clientes, restauração em Leiria apela à confiança


texto Helena Amaro / foto: DR / Legenda: Restaurantes, cafés, pastelarias e outro comércio de rua começou a abrir portas e a regressar à actividade em Leiria, respondendo de forma positiva à segunda fase de desconfinamento no contexto da Covid-19 Quarta, 20 de Maio de 2020

“Os meus pais abriram o restaurante na sequência do 25 de Abril. Foi um recomeço para eles. No dia 18 de Maio, é um recomeço para nós”. As palavras emocionadas de Ana Paula descrevem um sentimento que atravessa grande parte dos empresários de restauração de Leiria, depois de a pandemia de Covid-19 os ter obrigado a fechar portas e atirar alguns deles para o ‘lay-off’.
Foi com alguma expectativa e ansiedade à mistura que Ana Paula reabriu as portas do restaurante Montecarlo ‘Salvador’, em Leiria, para servir os almoços na segunda-feira. Depois de várias semanas fechado, o restaurante, localizado paredes meias com o Teatro Miguel Franco, tem menos mesas disponíveis, a esplanada foi alargada, as ementas em papel substituídas por um quadro de giz afixado na parede, mas o carinho, boa disposição e simpatia mantêm-se nesta casa, aberta há 45 anos.
Até às 14h30 de segunda- -feira – o primeiro dia da segunda fase de levantamento das medidas de confinamento – Ana Paula tinha servido 11 almoços. “Tinha noção de que o primeiro dia ia ser complicado. Estava um pouco expectante, mas estamos todos a aprender”, contou ao nosso jornal, mantendo um optimismo moderado em relação ao regresso à ‘normalidade’.
“Cada cliente é uma situação nova. Vamos ver como corre”, acrescenta.
Para já, Ana Paula vai manter apenas 50 por cento da equipa a trabalhar no restaurante. A restante está em casa, porque “é importante haver reforço”.

(toda a reportagem na edição impressa)


Leia a notícia completa na edição em papel.

Suplementos


Edição de Hoje, Jornal, Jornais, Notícia, Diário de Coimbra, Diário de Aveiro, Diário de Leiria, Diário de Viseu