Jornal defensor da valorização de Aveiro e da Região das Beiras
Fundador: 
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

PS propõe plano contra desemprego


José Fonseca Quarta, 20 de Maio de 2020

Manter a “isenção ou o desconto de rendas, taxas, tarifas e licenciamentos a todo o comércio e serviços que mantiverem ou aumentem o quadro de pessoal contratado” é uma das medidas que foi apresentada pelos vereadores do PS na Câmara de Viseu, Pedro Baila Antunes, José Pedro Gomes e Rui Lima, na última reunião do executivo, defendendo a criação de um plano municipal para “estancar imediatamente a perda de postos de trabalho, criando também mais e melhor emprego”.
Em comunicado, os socialistas adiantam que “a tipologia do emprego em Viseu é distinta da maioria das capitais de distrito”, afirmando que “há menos emprego qualificado e menos ‘emprego industrial’. Segundo os vereadores “a degradação do emprego e o desemprego afectarão muito o concelho”.
Nesse sentido, defendem medidas como “a real efectivação da equipa multidisciplinar de apoio às micro, pequenas e médias empresas em estreita relação as associações empresariais e outras instituições”, “o estabelecimento de protocolos com bancos, seguradoras e outras entidades, para acesso a serviços bancários, seguros e outros serviços mais favoráveis, para as micro, pequenas e médias empresas do concelho que mantêm ou aumentem o quadro de pessoal contratado” e “protocolar com o Instituto de Emprego e Formação Profissional e com as instituições particulares de solidariedade social do concelho a formação de cuidadores, destacando-os para apoiar as respostas sociais do concelho”.

Assembleia municipal
No mesmo comunicado, os vereadores do PS defendem ainda que “já não se compreende porque é que não se estão a realizar as sessões da Assembleia Municipal de Viseu”. Na opinião dos socialistas, “estas podem decorrer normalmente por videoconferência ou num grande auditório em condições de segurança”.
Os vereadores do PS também propuseram que a próxima reunião de câmara seja novamente pública, “seja presencialmente ou por retransmissão online da reunião realizada por videoconferência”.
Em relação a este assunto, o presidente da Câmara de Viseu, Almeida Henriques, explicou na semana passada à comunicação social que acredita estarem reunidas condições para realizar novamente uma sessão da Assembleia Municipal no próximo mês de Junho, lembrando que esta poderá decorrer em diversos auditórios ou pavilhões do concelho para garantir que sejam cumpridas as regras da Direcção-Geral de Saúde de combate à transmissão da covid-19.
Quanto às reuniões do executivo irão manter-se por videoconferência durante este mês.


Suplementos


Edição de Hoje, Jornal, Jornais, Notícia, Diário de Coimbra, Diário de Aveiro, Diário de Leiria, Diário de Viseu