Jornal defensor da valorização de Aveiro e da Região das Beiras
Fundador: 
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

Ansião: Associação celebra 30 anos com foco no crescimento económico de Ansião


texto. Cristiana Alves / foto: H.R. / Legenda: Hugo Bairrada apela ao consumo de bens e serviços em Ansião Quarta, 20 de Maio de 2020

Apoiar o sector empresarial de Ansião e estabelecer a promoção e o aumento da competitividade das empresas, bem como o desenvolvimento sócio-económico na região de Sicó, é a principal missão da Associação Empresarial de Ansião (AEDA), que está a comemorar três décadas de “muito trabalho” e “proximidade” com o sector empresarial.
“O balanço que faço destes 30 anos é positivo. É verdade que se podia ter feito mais, mas é um percurso marcado por uma boa gestão e bom acompanhamento aos empresários de Ansião”, refere o presidente da associação, Hugo Bairrada.
Com foco no apoio a candidaturas a projectos individuais e a projectos conjuntos, na promoção e divulgação dos associados, no acompanhamento de criação de empresas, em protocolos de formação profissional e na consultoria de gestão e aconselhamento, a AEDA conta hoje com cerca de 100 associados.
“Dentro do que nos é possível, auxiliamos todas as actividades, a título gratuito. Temos uma grande quantidade de coisas para fazer e desenvolver, mas procuramos dar resposta a todas as empresas que nos procuram”, refere o responsável.
Situada no Parque Empresarial do Camporês, a AEDA presta apoio a empresas do sector têxtil, de transportes e mercadorias, construção civil, indústria de sinalética, ferros, agricultura, entre outros.
“Nós trabalhamos muito com empresas familiares. Em que na cave de uma casa trabalha um mecânico e numa outra cave trabalha um carpinteiro. Em muitas situações nem sequer são micro-empresas, são empresas familiares que passam de geração em geração”, realça Hugo Bairrada, destacando a “dificuldade” que estas empresas têm em candidatar-se a projectos e financiamentos.
“Essas empresas muitas vezes têm ferramentas disponíveis no âmbito do Portugal 2020, mas depois não têm conhecimento delas”, refere o presidente da associação.

Leia a notícia completa na edição em papel.

Suplementos


Edição de Hoje, Jornal, Jornais, Notícia, Diário de Coimbra, Diário de Aveiro, Diário de Leiria, Diário de Viseu