Jornal defensor da valorização de Aveiro e da Região das Beiras
Fundador: 
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

Vereadores do PS e Concelhia do CDS contra cobertura


Terça, 19 de Maio de 2020

Os vereadores do PS votaram, na última reunião do executivo, contra a adjudicação da empreitada da execução da cobertura do Mercado 2 de Maio.
Em comunicado, os socialistas sublinham que consideram a estrutura proposta “mastodôntica” e que esta “esmaga” a obra de Siza Vieira, arquitecto responsável pela requalificação da antiga ‘praça’ de Viseu.
Na opinião dos vereadores, a cobertura “desvirtua arquitectónica e urbanisticamente o centro da cidade, é cara (tendo vindo sucessivamente a inflacionar o custo de investimento) e subverteu por completo o processo de auscultação e participação dos viseenses”.
Também a Concelhia do CDS está contra a cobertura. “A obra do mais prestigiado e galardoado arquitecto português da actualidade nunca mereceu a aprovação unânime dos viseenses, constituindo-se antes como uma autêntica desilusão devido à fraca funcionalidade da mesma”, adiantam os responsáveis em comunicado, defendendo que “a emenda parece-nos pior do que o soneto, e transformará a praça num lugar ainda mais descaracterizado”.
“A actual proposta do Almeida Henriques visa instalar em cima do Mercado 2 de Maio uma central fotovoltaica, que em nada se enquadra no traçado arquitectónico antigo do centro histórico.
Se esta proposta avançar será igualmente o fim da candidatura do centro histórico a património mundial da UNESCO”, defende o CDS, acusando o executivo de “torrar 4,3 milhões de euros que não resolverão o problema de fundo daquela infra-estrutura”.


Suplementos


Edição de Hoje, Jornal, Jornais, Notícia, Diário de Coimbra, Diário de Aveiro, Diário de Leiria, Diário de Viseu