Jornal defensor da valorização de Aveiro e da Região das Beiras
Fundador: 
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

Um milhão de euros para concluir obras na Escola da Ribeira


Terça, 19 de Maio de 2020

O executivo municipal aprovou a adjudicação da quarta e última fase das obras de reabilitação da Escola Básica da Ribeira. O investimento de mais de um milhão de euros e com um prazo de execução de 224 dias pretende concluir os trabalhos de requalificação do estabelecimento de ensino, localizado junto ao recinto da feira semanal, que têm vindo a ser realizados nos últimos anos.
Depois de intervenções como a substituição da cobertura e de trabalhos para melhorar a eficiência energética do edifício, o projecto prevê agora, segundo a autarquia, a requalificação das instalações sanitárias, a construção de uma sala de refeições “com as dimensões adequadas ao número de utentes”, a construção de uma biblioteca e de um alpendre, a requalificação geral da rede eléctrica e de telecomunicações, a pintura geral do interior, a execução da rede de gás natural e de uma nova rede de aquecimento, a instalação de uma unidade de produção para auto-consumo, a conclusão dos arranjos exteriores e a construção de um parque infantil, que poderá vir a ser usado também pela comunidade, como explicou o presidente da Câmara de Viseu, Almeida Henriques, no final da reunião do executivo aos jornalistas.
O autarca destacou ainda que com a intervenção agora prevista, o investimento global do Município de Viseu na Escola da Ribeira “ascenderá a mais de 1,4 milhões de euros”.

Concurso para obras
na Escola de Paradinha
O executivo municipal também aprovou o lançamento do concurso para a requalificação da Escola Básica de Paradinha, com um valor de quase 600 mil euros e um prazo de execução de 140 dias.
No estabelecimento de ensino, que, tal como o nosso Jornal noticiou, está a desenvolver um novo projecto de integração e aplica um novo conceito de sala de aulas e de aprendizagem, serão criadas salas de terapias e de professores, uma copa de culinária e espaços de serviço, além de acessos para crianças com mobilidade condicionada nas salas e instalações sanitárias. As instalações sanitárias e os espaços de recreio também serão alvo da intervenção

Obras no Bairro de
São José adjudicadas
O presidente da Câmara de Viseu, Almeida Henriques, anunciou ainda a ter sido aprovada a adjudicação da empreitada de requalificação do Bairro da Quinta de São José, pelo valor de 736 mil euros, no âmbito do programa municipal ‘Eu gosto do meu bairro’.
De acordo com o autarca “termina assim um longo e sinuoso processo”, recordando que foi preciso esperar vários anos para avançar com a intervenção, devido à negociação entre a autarquia e a Segurança Social de um terreno com 120 metros quadrados, pelo qual o Município de Viseu teve de pagar 15 mil euros. A parcela era necessária para construir uma rotunda num cruzamento bastante acidentado que dá acesso ao bairro.
Além da nova rotunda, o projecto também prevê o alargamento da avenida, melhorando a circulação naquela zona da cidade.


Suplementos


Edição de Hoje, Jornal, Jornais, Notícia, Diário de Coimbra, Diário de Aveiro, Diário de Leiria, Diário de Viseu