Jornal defensor da valorização de Aveiro e da Região das Beiras
Fundador: 
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

PSA inicia hoje o segundo turno e estará a 100% daqui a uma semana


Segunda, 18 de Maio de 2020

O Centro de Produção de Mangualde do Groupe PSA anunciou na sexta-feira que a partir de hoje dará início ao segundo turno de trabalho, e no dia 25 ao terceiro, ficando a fábrica da Peugeot, Citroën e Opel a 100%.
“Mantendo como prioridades proteger os seus colaboradores e preservar a sustentabilidade da empresa, o Centro de Produ-ção de Mangualde do Groupe PSA já tem previsto o arranque da segunda e terceira fases do regresso à actividade industrial, criando as condições para o retomar da laboração a 100%”, adianta um comunicado.
O documento esclarece que “o segundo turno de trabalho inicia-se hoje, e, no dia 25, os Citroën Berlingo, Peugeot Partner e Opel Combo já serão produzidos pelos três turnos da fábrica”, uma decisão que “já foi comunicada à comissão de trabalhadores, aos colaboradores e aos fornecedores”.
Após a suspensão da actividade, em 18 de Março, por cau-sa da pandemia da covid-19, a fábrica tinha retomado com um turno, no dia 7 de Maio, “retomando de forma gradual e segura a actividade” no Centro de Produção de Mangualde onde foi implementado um “protocolo de medidas sanitárias reforçadas para proteger a saúde dos colaboradores”.
“Depois de uma bem-sucedida primeira fase de laboração de mais de uma semana, e graças à implicação e ao envolvimento dos trabalhadores e dos seus representantes, o Centro de Produção do Groupe PSA está a escassos dias de um restabelecimento completo da sua actividade”, congratula-se a direcção.
O protocolo sanitário, “mais completo da história” da fábrica, contempla mais de 100 medidas de forma a “fornecer um elevado nível de protecção dos trabalhadores” e, desde o dia 7 de Maio, já é possível assumir que “está agora plenamente testado em cenário de actividade normal”.
“A título de exemplo, o protocolo prevê o controlo de temperatura em complemento da auto-monitorização de sintomas, aprovisionamento de equipamentos de protecção individual (EPI) e ‘kits’ de protecção e higiene sanitária para colaboradores, motoristas e visitantes essenciais”, lê-se.
Também contempla a “redefinição de fluxos de actividade e de circulação, marcações no solo para manutenção de distâncias de segurança, reforço dos perímetros de higiene, formação e conselhos essenciais de higiene e saúde e constituição de sala de isolamento”, acrescenta a empresa.
O Centro de Produção de Mangualde também conta agora com “patrulhas sanitárias de vigilância formadas pela hierarquia e elementos da comissão de trabalhadores que verificam no terreno, várias vezes em cada turno, a boa aplicação das normas e as melhorias potenciais do dispositivo”.
“Tendo em conta o contexto comercial (desconfinamento, reabertura dos concessionários e situação comercial de cada modelo) e a normalização progressiva do fornecimento de componentes, a aplicação e o respeito do protocolo criaram as condições para retomar a actividade de forma gradual e segura, estando previsto no dia 25 de Maio a laboração dos quase 1.000 colaboradores do Centro de Mangualde”, assume a direcção.

Leia a notícia completa na edição em papel.

Suplementos


Edição de Hoje, Jornal, Jornais, Notícia, Diário de Coimbra, Diário de Aveiro, Diário de Leiria, Diário de Viseu