Jornal defensor da valorização de Aveiro e da Região das Beiras
Fundador: 
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

Museu Machado de Castro reabre com novo horário e visita simbólica de homenagem


Sábado, 16 de Maio de 2020

Ana Margalho

O Museu Nacional Machado de Castro (MNMC) reabre na segunda-feira. Será uma reabertura simbólica, para assinalar o Dia Internacional dos Museus, mas também para homenagear «os vários profissionais que, numa altura em que todos se mantinham em confinamento devido à pandemia da Covid-19, continuaram a trabalhar», confirma ao Diário de Coimbra Ana Alcoforado, directora do MNMC.
Profissionais de saúde - um representante de cada profissão - marcarão presença, numa parceria com o Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC) - intensificada com a dedicação de vários funcionários do museu à confecção de equipamentos de protecção individual para as várias unidades daquele centro hospitalar -, mas também um padeiro ou até profissionais ligados à Comunicação Social serão, como adiantou a responsáveis, convidados especiais desta reabertura de portas do Machado de Castro, numa «visita de homenagem» que os guiará pelos vários núcleos do museu, preparando um regresso à actividade que, forçosamente, terá de ter restrições.
«Queremos representar nestes nossos convidados, todos os que, enquanto nos encontravamos todos em casa, a proteger-nos desta pandemia, continuavam a trabalhar», sublinhou Ana Alcoforado, não tendo dúvidas de que, com esta iniciativa, o museu dá corpo àquele que é o lema do Dia Internacional dos Museus deste ano - “Museus para a Igualdade, Diversidade e Inclusão”. Aliás, outra das iniciativas programadas para esta segunda-feira é, precisamente, dar a conhecer ao público todos os projectos do MNMC na área da inclusão, dados a conhecer ao longo do dia 18 nas redes sociais do museu, com apresentações regulares.
«Os projectos de inclusão social fazem parte do nosso ADN desde sempre. Queremos aproveitar este dia para, mais uma vez, os darmos a conhecer», explicou Ana Alcoforado, sublinhando que, quanto à abertura do museu ao público, «ela vai depender muito da forma como o público responder», após segunda-feira. «A nossa preocupação é protegermos os nossos colaboradores e quem nos visita», garantiu.

Abertura com novo horário e novas regras
Para já, o MNMC anuncia um novo horário, passa a funcionar das 13h00 às 18h00 (é possível que no Verão passe a fechar às 19h00). Quanto às medidas de salvaguarda das condições de segurança; além do uso obrigatório de máscara e da higienização das mãos, deverá ser cumprida a regra de «um visitante por 25 m2». «O circuito de visita mantém-se inalterado sendo a admissão de visitantes condicionada», refere a direcção do museu, comprometendo-se com «um reforço da higienização e desinfecção sistemática dos espaços».|


Suplementos


Edição de Hoje, Jornal, Jornais, Notícia, Diário de Coimbra, Diário de Aveiro, Diário de Leiria, Diário de Viseu