Jornal defensor da valorização de Aveiro e da Região das Beiras
Fundador: 
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

Desconfinamento não teve impacto na curva epidemiológica


Sexta, 15 de Maio de 2020

As medidas de desconfinamento decretadas pelo Governo não tiveram impacto na curva epidemiológica, embora sejam expectáveis entre 200 a 300 casos novos de covid-19 todos os dias, disse ontem a direcção-geral da Saúde (DGS).
«Passaram mais de 10 dias sobre as medidas de desconfinamento e não se reflectiu ainda, não quer dizer que não venha reflectir-se, qualquer influência nessa curva. Tudo indica que, apesar de termos desconfinado e retomado a actividade, que os portugueses mantêm as medidas de segurança», disse a directora-geral da Saúde.
Graça Freitas, que falava aos jornalistas na conferência de imprensa diária para apresentar o último boletim epidemiológico referente à infecção pelo novo coronavírus, frisou que «é expectável que todos os dias surjam 200 a 300 novos casos», uma vez que em algumas regiões do país o vírus «ainda circula bastante e podem surgir pequenos surtos».
«Basta um surto numa fábrica, numa creche e basta que pessoas sejam apanhadas num rastreio como positivas que aumenta de facto o número de casos. Estamos dentro do que é normal e expectável para a evolução da epidemia» em Portugal, acrescentou. Graça Freitas afirmou que «há um forte dispositivo assistencial do Serviço Nacional de Saúde» que tem funcionado e permitido que «a curva se mantenha dentro do que é expectável» para Portugal, destacando a capacidade de detectar casos de covid-19, bem como isolá-los e rastrear os contactos.
«No entanto ainda não acabou, vamos ter casos todos os dias e temos de continuar a fazer força sob a mola e contrariar essa tendência», precisou.
Por sua vez, o secretário de Estado da Saúde, António Lacerda Sales, sublinhou que «a confiança não deve ser excessiva», apesar da curva estar estabilizada. «Queremos que os portugueses tenham confiança, mas com a salvaguarda de segurança», disse, apelando mais uma vez aos portugueses para que não facilitem.


Suplementos


Edição de Hoje, Jornal, Jornais, Notícia, Diário de Coimbra, Diário de Aveiro, Diário de Leiria, Diário de Viseu