Jornal defensor da valorização de Aveiro e da Região das Beiras
Fundador: 
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

Faleceram 138 pessoas nos lares da região das Beiras


Sexta, 15 de Maio de 2020

Os lares de seniores e unidades de cuidados continuados tiveram 477 mortes por covid-19 até ontem. Na conferência de imprensa diária para apresentar o último boletim epidemiológico, Graça Freitas avançou que na região Norte morreram 259 pessoas por covid-19 em lares de seniores e unidades de cuidados continuados, seguida da região das Beiras (138), Lisboa e Vale do Tejo (75), Algarve (4) e Alentejo (um). «Estas instituições são uma grande preocupação para todos nós. São de facto os mais vulneráveis e estão a ser tomadas muitas medidas», disse Graça Freitas, sublinhando que, na próxima segunda-feira, vão ser retomadas as visitas aos lares de seniores, «mas em segurança, com muitas regras, cuidados e limitações».
A DGS frisou que se trata de «uma nova normalidade» e «não tornar ao passado e visitar as pessoas sem um conjunto de comportamentos que têm de ser adoptados».
Graça Freitas ressalvou que as visitas são retomadas nos lares de idosos se estiverem reunidas um conjunto de condições, nomeadamente a capacidade de organização destas instituições que passa por ter um conjunto de regras relacionadas com espaços, horários e marcações. «Há uma série de questões logísticas que depende dos lares. Espero que na segunda-
-feira a questão logística esteja resolvida em todos eles e que seja possível retomar as visitas», afirmou. No entanto, lembrou que os lares com um surto e com doentes internados com covid-19 podem ficar temporariamente sem visitas por uma questão de segurança, sendo uma decisão que depende da autoridade de saúde.


Suplementos


Edição de Hoje, Jornal, Jornais, Notícia, Diário de Coimbra, Diário de Aveiro, Diário de Leiria, Diário de Viseu