Jornal defensor da valorização de Aveiro e da Região das Beiras
Fundador: 
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

Município de Leiria aponta o dedo a Junta pelo abate de árvores


texto: José Roque / foto. DR Sexta, 15 de Maio de 2020

O Parque da Lagoa, um local até há bem pouco tempo de lazer situado na Ortigosa (Leiria), continua a fazer correr muita tinta. Depois de uma iniciativa local que culminou num buzinão na tarde de domingo em protesto pelo abate generalizado das árvores (choupos) que restavam no Parque da Lagoa, eis que o Município de Leiria acusou a Junta de freguesia local de não ter feito tudo o que estava ao seu alcance para salvaguardar os interesses da população.
“Dada a natureza das intervenções realizadas no Parque da Lagoa, nomeadamente as podas radicais realizadas em 2019 e o recente abate, para além da necessidade de se garantir o correcto enquadramento técnico e laboratorial deste tipo de decisões, deveriam ter sido prestadas informações e esclarecimentos públicos de forma clara, assegurando a participação da população, bem como das associações que tenham por objecto a defesa dos seus interesses”, pode ler-se numa nota de imprensa do município divulgado na terça-feira.
No mesmo documento, o município recusa responsabilidades no abate das árvores - uma acção que não contou com a “consonância do município” -, e avança mesmo que “deveriam ter sido feitos estudos complementares” no que diz respeito ao estado em que se encontravam os choupos.
Este comunicado do município surgiu na sequência de um outro, dado a conhecer no dia anterior, pelo executivo da União das Freguesias do Souto da Carpalhosa e Ortigosa. Nesse documento, os responsáveis locais explicaram todo o processo, nomeadamente a interdição ao público do Parque em 2019 por não estarem reunidas as “condições mínimas de segurança” e o resultado de vários estudos e avaliações às árvores que davam conta da existência no local de árvores “contaminadas com diversas espécies de fungos que as faziam apodrecer”.

Leia a notícia completa na edição em papel.

Suplementos


Edição de Hoje, Jornal, Jornais, Notícia, Diário de Coimbra, Diário de Aveiro, Diário de Leiria, Diário de Viseu