Jornal defensor da valorização de Aveiro e da Região das Beiras
Fundador: 
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

Covid-19: Politécnico de Leiria integra projecto de comunicação para doentes entubados


Sexta, 15 de Maio de 2020

A equipa de docentes da licenciatura em Terapia da Fala da Escola Superior de Saúde do Politécnico de Leiria participou num projecto internacional, que visa facilitar a comunicação de doentes entubados, devido à pandemia da Covid-19.
Coordenadora do Departamento de Ciências e Tecnologias da Saúde da Escola Superior de Saúde (ESSLei) e investigadora do CiTechCare, Elsa Marta Soares, explicou que alguns doentes diagnosticados com a Covid-19 necessitam de suporte respiratório e “podem ficar impossibilitados de falar, o que afecta todo o processo comunicativo entre o doente e os profissionais de saúde”.
“Conscientes desta necessidade, a equipa de terapeutas da fala da ESSLei decidiu integrar o projecto da Widgit, uma empresa londrina dedicada à comunicação aumentativa e alternativa, que já tinha iniciado a criação de um produto de apoio à comunicação com vários países de todo o mundo”, esclareceu Elsa Marta Soares.
Este produto assumiu um formato de tabela de comunicação e foi traduzido e adaptado para a realidade cultural portuguesa, encontrando-se disponível para ‘download’ gratuito na página da Widgit.

Leia a notícia completa na edição em papel.

Suplementos


Edição de Hoje, Jornal, Jornais, Notícia, Diário de Coimbra, Diário de Aveiro, Diário de Leiria, Diário de Viseu