Jornal defensor da valorização de Aveiro e da Região das Beiras
Fundador: 
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

Parceria com Politécnico de Coimbra permite realizar 300 testes


Sexta, 15 de Maio de 2020

A Escola Superior de Tecnologia de Saúde do Politécnico de Coimbra (ESTeSC-IPC) está a realizar testes de despistagem à covid-19 em Mortágua, no âmbito de uma parceria estabelecida com a autarquia local. Serão realizadas 300 colheitas, entre elementos dos serviços municipais, bombeiros, GNR e Santa Casa da Misericórdia do concelho. Todas as amostras serão processadas nos laboratórios da escola.
A ESTeSC-IPC dá, assim, continuidade ao trabalho que já vinha a realizar junto da comunidade desde finais de Abril, com o apoio à realização de testes no município da Lousã.
Em Mortágua, a escola apresenta-se com uma equipa reforçada, composta por quatro docentes e três estudantes do 4.º ano da licenciatura em Ciências Biomédicas Laboratoriais.
“Estamos a realizar entre 50 a 65 colheitas diárias”, descreve Fernando Mendes, docente responsável pela coordenação do projecto. As amostras são, depois, transportadas para os laboratórios da ESTeSC-IPC, on-de são processados os testes serológicos. “Pesquisando a presença ou ausência de anticorpos anti SARS-CoV-2 IgG e IgM e quantificação de proteína C reativa, é possível determinar se indivíduo já teve contacto com o vírus ou não”, explica, acrescentando que este tipo de teste permite a obtenção de resultados no próprio dia.
De salientar que os testes serológicos devem ser utilizados como auxiliar de diagnóstico à covid-19 e não como critério único de diagnóstico, devendo os resultados ser interpretados em conjunto com a situação clínica e, caso se justifique, com a validação dos resultados através do teste PCR (com recurso a zaragatoa).


Suplementos


Edição de Hoje, Jornal, Jornais, Notícia, Diário de Coimbra, Diário de Aveiro, Diário de Leiria, Diário de Viseu