Jornal defensor da valorização de Aveiro e da Região das Beiras
Fundador: 
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

Santa Casa da Misericórdia de Viseu recebe crianças depois de ter ouvido os pais


Liliana Figueiredo Sexta, 15 de Maio de 2020

Depois de vários meses encerradas, as creches voltam a abrir esta segunda-feira, mas com novas medidas que terão de ser implementadas nos espaços, anunciadas pela Direcção-Geral da Saúde (DGS) de forma a prevenir um possível contágio por covid-19 entre as crianças.
Na Santa Casa da Misericórdia de Viseu os últimos dias têm-se destinado a acertar os pormenores desta reabertura que será feita com as normas anunciadas pela DGS, que prevêem, entre outros requisitos, menos crianças por sala, cada funcionário deve corresponder a apenas um grupo e este a uma sala fixa, sempre que possível os materiais não devem ser partilhados, os brinquedos devem ser lavados duas a três vezes por dia, o calçado deve ser deixado à entrada na sala e terá de ser mantido um distanciamento físico de 1,5 ou 2 metros entre as crianças quando estas estão em mesas, berços e/ou espreguiçadeiras.
De acordo com Adelino Costa, provedor da Santa Casa da Misericórdia de Viseu, a instituição “auscultou os pais” que têm a necessidade de deixar os seus filhos nestes espaços, nomeadamente por questões laborais e por isso “a reabertura é essencial”.
“É evidente que são pais e partimos do princípio que precisam de ter os seus filhos na creche para conseguirem trabalhar. Era uma obrigação da nossa parte voltar a abrir mesmo sabendo as dificuldades e os cuidados que vamos ter de ter”, afirma.
Contudo, esta segunda-feira apenas vão retomar algumas crianças. Vão regressar 20 do total de 121 crianças inscritas na Creche e Berçário São Teotónio, e 17 do total de 33 crianças inscritas na Creche e Jardim de Infância Nossa Senhor de Fátima.

Normas vão ser cumpridas
Para garantir a segurança das crianças vão ser adoptadas as normas estipuladas pela DGS. “Sabemos que não é fácil, não há soluções mágicas nem risco zero. Esta semana foi toda ela de reuniões e estamos a fazer de tudo para que não haja problemas e se minimizem os riscos, mas também temos a consciência que, apesar das circunstâncias, vamos cumprir todas as regras, isso é fundamental”, afirma.
Quanto ao dito inicialmente pela DGS, que defendeu a distância entre as crianças enquanto brincam, Adelino Costa mostra-se aliviado com este recuo na decisão porque acredita que seria uma medida muito difícil de cumprir.
“A DGS deixou cair aquela [medida] que para nós era impossível, a de separar os meninos nos tais dois metros. Os pais querem os meninos nas creches para socializarem, para brincarem, e não vamos impedir isso, pelo contrário, vamos é ter os cuidados possíveis, nomeadamente com o nosso pessoal”, explica.
Os trabalhadores destes espaços têm exercido a sua actividade noutras valências da instituição e até à data “correu tudo bem”, tendo sido já testados com resultado negativo para a covid-19. Contudo, os que vão agora iniciar funções, esta segunda-feira, vão novamente fazer os testes.
O provedor diz ainda que a instituição está preparada para a reabertura total, sendo que prevê receber mais crianças a partir do início do próximo mês.
“Nós pensamos que estamos preparados. As instalações têm espaço e os pais não reagem todos da mesma maneira. Há pais que continuam muito receosos, portanto, é natural que nem todos queiram já trazer os meninos no dia 1 de Junho, mas nós vamos ter condições. Felizmente, os nossos espaços são amplos e vamos ter de conseguir responder”, explica.
Até lá, Adelino Costa encara estes primeiros dias como uma forma de as creches se começarem a adaptar a esta nova realidade e se prepararem para receber mais crianças. “No fundo também é uma maneira de nos ambientarmos de uma forma mais cautelosa”, salienta.
Nesta primeira fase, os trabalhadores não vão entrar já todos ao serviço, sendo que prevê-se a entrada dos restantes no dia 1 do próximo mês.

Mensalidades
Questionado sobre a polémica que existiu sobre alguns espaços não aceitarem crianças cujos pais tivessem as mensalidades por pagar, Adelino Costa relembra que apesar desta decisão ter sido tomada pela Associação de Creches e Pequenos Estabelecimentos de Ensino Particular, também “as misericórdias e as IPSS não podem viver se não tiverem receita”.
“Da nossa parte vamos sempre chegar a um acordo com os pais. Mantivemos os trabalhadores connosco, uns ficaram em casa, outros deslocámos para outras valências e, durante este tempo, tiveram sempre custos para a instituição. Não era razoável também não cobrar alguma coisa”, explica. “A maioria das nossas mensalidades não são muito altas, pelo contrário, mas mesmo assim sabemos que criam problemas a famílias com poucos rendimentos. Houve gente que não concordou, mas não é por isso que os meninos não vão ser recebidos. Vamos ver com os familiares a melhor maneira de resolver essa tal impossibilidade. Estamos a falar de mensalidades abaixo dos 50 euros, mas que de alguma maneira vamos encontrar sempre uma solução e todas as crianças serão aceites”, conclui. 


Suplementos


Edição de Hoje, Jornal, Jornais, Notícia, Diário de Coimbra, Diário de Aveiro, Diário de Leiria, Diário de Viseu