Jornal defensor da valorização de Aveiro e da Região das Beiras
Fundador: 
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

Utentes vão ao hospital sem confirmação da consulta


Quinta, 14 de Maio de 2020

A Liga de Amigos e Voluntariado do Centro Hospitalar Tondela Viseu (CHTV) recorreu às redes sociais para fazer um apelo aos utentes que vão ao Hospital de São Teotónio, em Viseu, sem ter confirmação da sua consulta, no sentido de não o fazerem, respeitando o horário da sua consulta para um atendimento “mais eficiente” e sem as filas de espera que se têm verificado nos últimos dias.
Luís Viegas, um dos elementos da Liga de Amigos e Voluntariado do Centro Hospitalar Tondela Viseu explicou ao nosso Jornal que os grandes grupos de pessoas que têm sido vistos à porta da Consulta Externa daquela unidade de saúde se devem ao facto de não serem respeitados os horários que são marcados pelo hospital aos utentes.
Segundo o responsável, muitos dos utentes chegam antes da hora marcada para a consulta e fazem-se acompanhar por várias pessoas, quando deveria ser apenas um acompanhante.
Fonte do CHTV, que recentemente retomou as consultas presenciais em algumas especialidades, por marcação, adiantou ao nosso Jornal que as consultas estão a ser marcadas com intervalos de 30 minutos, com a indicação de que os utentes devem comparecer 15 minutos antes. No entanto, nem toda a gente estará a cumprir essa indicação, havendo utentes que, por não terem transporte a outra hora, chegam de manhã e ficam a aguardar pela sua vez, enquanto que outros comparecem na Consulta Externa sem sequer ter consulta marcada.
Para evitar que as pessoas se juntem no exterior do hospital, o CHTV apela ao “cumprimento escrupuloso dos horários” de modo a não colocar em risco a saúde de ninguém e para cumprir as normas da Direcção Geral de Saúde relativas ao combate da pandemia da covid-19.
Fonte do CHTV adiantou ainda que foram destacados quatro seguranças para controlar o acesso ao hospital e para evitar a confusão que se tem verificado. Luís Viegas, da Liga de Amigos e Voluntariado, admitiu que elementos da Liga possam também ir “para o terreno” para ajudar. O responsável acredita que nos próximos dias a situação irá “acalmar”.


Suplementos


Edição de Hoje, Jornal, Jornais, Notícia, Diário de Coimbra, Diário de Aveiro, Diário de Leiria, Diário de Viseu