Jornal defensor da valorização de Aveiro e da Região das Beiras
Fundador: 
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

Papa pede oração pelas vítimas da pandemia em mensagem a Fátima


foto: Arlindo Homem/Agência Ecclesia Quarta, 13 de Maio de 2020

O papa Francisco pediu hoje uma oração particular "pelas vítimas sem conta" da pandemia de Covid-19, numa mensagem dirigida aos peregrinos de Fátima.
"Uma oração particular, peço-vos - enquanto vos asseguro a minha - pelas vítimas sem conta desta pandemia de Covid-19 e por todos os defuntos", afirmou o Papa Francisco, numa mensagem lida pelo bispo de Leiria-Fátima, o cardeal António Marto, durante as celebrações da peregrinação internacional de maio no Santuário de Fátima, que, de forma inédita, decorre sem peregrinos.
Na mensagem, o líder da Igreja Católica recordou os "doentes, pobres e abandonados", bem como os profissionais e voluntários "empenhados em servi-los".
"Somos limitados, tão limitados, tão pequeninos que um inesperado vírus pôde facilmente transtornar tudo e todos", notou.
O Papa Francisco recordou também o facto de esta peregrinação a Fátima decorrer sem peregrinos, devido à pandemia. "Por força das circunstâncias, a 13 deste mês de Maio, não vos será possível cumprir na forma habitual a peregrinação até à Cova da Iria. Sei, porém, que aí vos encontrais igualmente, embora apenas de alma e coração", referiu.
António Marto classificou a carta como uma comunicação "cheia de afecto", agradecendo o gesto do Papa Francisco.
A peregrinação internacional de Maio, que começou ontem e termina hoje, realiza-se pela primeira vez na sua história sem peregrinos no recinto do Santuário de Fátima, devido à pandemia da Covid-19, estando apenas presentes as pessoas directamente implicadas nos diferentes momentos celebrativos e alguns convidados.
A nível global a pandemia de Covid-19 já provocou mais de 290 mil mortos e infectou mais de 4,2 milhões de pessoas em 195 países e territórios.
Portugal regista 1.175 mortes relacionadas com a Covid-19, mais 12 do que ontem, e 28.132 infectados, mais 219, segundo o boletim epidemiológico divulgado hoje pela Direcção Geral da Saúde.


Suplementos


Edição de Hoje, Jornal, Jornais, Notícia, Diário de Coimbra, Diário de Aveiro, Diário de Leiria, Diário de Viseu