Jornal defensor da valorização de Aveiro e da Região das Beiras
Fundador: 
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

Von der Leyen discute com Parlamento Europeu fundo de recuperação ainda sem proposta


Von der Leyen Quarta, 13 de Maio de 2020

A presidente da Comissão Europeia participa hoje num debate no Parlamento Europeu (PE) sobre o futuro fundo de recuperação da economia europeia, ainda sem ter avançado com a proposta que foi encarregada de formular pelo Conselho Europeu.
A sessão plenária do PE que tem hoje início em Bruxelas, e que decorre até sexta-feira – com a grande maioria dos eurodeputados a participar à distância -, tem entre os pontos em agenda um debate ao final da tarde sobre o fundo de recuperação que a Comissão Europeia deverá apresentar em breve, em conjunto com uma proposta reformulada do Quadro Financeiro Plurianual para 2021-2027.
Na última cimeira de chefes de Estado e de Governo, celebrada por videoconferência em 23 de Abril, os 27 encarregaram o executivo comunitário de apresentar, com carácter de urgência, uma proposta formal do fundo de recuperação, interligando-o ao próximo orçamento plurianual da União, mas volvidas praticamente três semanas o executivo comunitário ainda está a trabalhar nas propostas.
Será assim ainda com tudo em aberto, incluindo o montante global do fundo – que deverá ascender a 1,5 biliões de euros – que terá hoje lugar esta discussão, que tem como pano de fundo a crise provocada pela pandemia de covid-19, que Bruxelas já estimou que leve a uma contracção recorde na zona euro de 7,7% do Produto Interno Bruto (PIB).
Imediatamente antes deste debate, agendado para as 17:00 de Bruxelas, terá lugar um outro precisamente sobre os resultados da cimeira de 23 de Abril, com a participação do presidente do Conselho Europeu, Charles Michel.
Ainda no contexto destas discussões, o Parlamento Europeu irá adoptar, na sexta-feira, uma resolução sobre o fundo de recuperação e o próximo orçamento plurianual da União, e, na quinta-feira, um relatório de iniciativa legislativa a solicitar à Comissão Europeia que apresente plano orçamental de contingência no caso de orçamento da UE para 2021-2027 não entrar em vigor em 01 de Janeiro próximo.


Suplementos


Edição de Hoje, Jornal, Jornais, Notícia, Diário de Coimbra, Diário de Aveiro, Diário de Leiria, Diário de Viseu