Jornal defensor da valorização de Aveiro e da Região das Beiras
Fundador: 
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

Covid-19: Rússia volta a registar mais de 10.000 novos infetados em 24 horas


Quarta, 13 de Maio de 2020

A Rússia voltou hoje a registar mais de 10.000 casos de infetados por coronavírus, um dia depois de ter começado o levantamento das restrições e confinamento no país para lutar contra a pandemia da covid-19. A Rússia tornou-se, na terça-feira, o segundo país do mundo com mais pessoas infectadas pelo coronavírus que provoca a doença da covid-19, embora a mortalidade permaneça baixa em comparação com outros países: 2.212 vítimas.
Na terça-feira, várias regiões russas, menos afectadas pela pandemia do que a capital, autorizaram algumas empresas a reabrir, assim como fábricas e estaleiros de obras, inclusive em Moscovo. No entanto, a maioria dos locais públicos continuar fechada, incluindo restaurantes, enquanto as reuniões com várias pessoas se mantêm proibidas.
A capital russa, principal foco da pandemia no país, permanece sujeita a confinamento quase geral, embora nem sempre as proibições sejam respeitadas, e o uso de máscaras e luvas protectoras tornou-se obrigatório nos transportes públicos e nos supermercados.
Embora a Rússia continue muito atrás dos Estados Unidos em número de infetados, regista, desde o início de Maio, mais de 10.000 novos casos todos os dias.
O porta-voz do Presidente, Dmitri Peskov, anunciou na terça-feira que está doente, assim como o primeiro-ministro, Mikhail Michoustin, dois ministros e vários deputados.
A Rússia garante que a sua baixa mortalidade se deve sobretudo às medidas preventivas aplicadas, como a realização de testes em massa para isolar os casos suspeitos.
O país ordenou, em Março, o confinamento de viajantes dos países afectados, bem como das populações em risco, e reorganizou o seu sistema hospitalar.
Alguns críticos do regime consideram, no entanto, que os números relativos à mortalidade têm sido anunciados com vários milhares em falta e suspeitam que as autoridades atribuem outras causas às mortes de muitos doentes de covid-19.


Suplementos


Edição de Hoje, Jornal, Jornais, Notícia, Diário de Coimbra, Diário de Aveiro, Diário de Leiria, Diário de Viseu