Jornal defensor da valorização de Aveiro e da Região das Beiras
Fundador: 
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

Covid-19: Espanha tem ligeiro aumento diário de mortes para 184


Quarta, 13 de Maio de 2020

Espanha registou 184 mortes devido à pandemia de covid-19 nas últimas 24 horas, um ligeiro aumento em relação às 176 de terça-feira, mas um número abaixo dos 200 pelo quinto dia consecutivo. De acordo com o Ministério da Saúde espanhol, até agora o país contabilizou um total de 27.104 óbitos desde que a doença foi declarada.
Segundo os números divulgados, há 439 novos casos com a doença, elevando para 228.691 o total de infetados confirmados até hoje pelo teste PCR, o mais fiável na detecção do novo coronavírus.
Os dados diários indicam ainda que, nas últimas 24 horas, foram hospitalizados 412 doentes, num total de 123.896 pessoas que precisaram de ser internadas.
O primeiro-ministro espanhol, Pedro Sánchez, voltou hoje a insistir na “unidade” entre formações políticas para salvar vidas, emprego e empresas, tendo pedido ao Partido Popular (direita) para “abandonar a confrontação”. “A unidade salva vidas, mas também pode salvar muitos empregos e muitas empresas”, afirmou Pedro Sánchez no debate no parlamento espanhol em que também pediu ao líder do maior partido da oposição, Pablo Casado, do PP para se “juntar à unidade”.
As comunidades autónomas espanholas que ainda não passaram à fase um do desconfinamento têm até hoje para apresentar novos relatórios a sustentar essa passagem a partir da próxima segunda-feira, uma semana depois das restantes regiões.
Uma delas é a comunidade de Madrid, a mais atingida pela pandemia, que tentou entrar na fase um na última segunda-feira, mas que foi chumbada pelo Governo, considerando que a região ainda não cumpria todas as condições para o fazer. “O estado de emergência não é um projecto político”, assegurou Sánchez, que tem sido criticado por várias comunidades autónomas por o Governo ainda não as ter incluído na fase seguinte de alívio das medidas muito rígidas aprovadas para lutar contra a pandemia.
Espanha é o segundo país com mais mortos com a covid-19 por cada milhão de habitantes (576 óbitos), depois da Bélgica (763) e antes da Itália (511), Reino Unido (482) e França (414), numa lista em que os Estados Unidos têm 252 e Portugal 114.


Suplementos


Edição de Hoje, Jornal, Jornais, Notícia, Diário de Coimbra, Diário de Aveiro, Diário de Leiria, Diário de Viseu