Jornal defensor da valorização de Aveiro e da Região das Beiras
Fundador: 
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

Peregrinação em Fátima sem peregrinos pela primeira vez na história


foto: LFC/Arquivo Quarta, 13 de Maio de 2020

A Peregrinação Internacional de Maio começou ontem à noite, em Fátima, naquela que foi uma celebração “atípica” face à pandemia da Covid-19, não contando com peregrinos pela primeira vez na sua história.
A peregrinação, que termina hoje, vai realizar-se, de forma inédita, sem peregrinos no recinto do Santuário de Fátima, na sequência das decisões do Governo face à pandemia da Covid-19.
As celebrações começaram às 21h30 de ontem, e contaram apenas com a presença de pessoas directamente implicadas nos diferentes momentos celebrativos e, a somar-se aos apelos do Santuário às pessoas para ficarem em casa, a GNR está desde sábado a impedir o acesso de peregrinos a Fátima.
Face à situação “atípica”, o Santuário de Fátima pediu aos peregrinos que, não podendo estar presentes, peregrinem “com o coração”, desafiando-os a acender uma vela na noite de ontem, nas janelas das suas casas, por forma a repetir “um dos gestos mais icónicos de Fátima”.
A peregrinação de Maio está a decorrer a partir da Capelinha das Aparições, com transmissão em www.fatima.pt, assim como no canal de Youtube e na página de Facebook do Santuário.
Ontem, após a oração do rosário, seguiu-se a Procissão de Velas, desta feita num trajecto mais curto.
Hoje, a oração do rosário começa às 09h00, na Capelinha das Aparições, seguindo-se a celebração da missa, presidida pelo cardeal D. António Marto, bispo de Leiria-Fátima, terminando as celebrações com a Procissão do Adeus.

Leia a notícia completa na edição em papel.

Suplementos


Edição de Hoje, Jornal, Jornais, Notícia, Diário de Coimbra, Diário de Aveiro, Diário de Leiria, Diário de Viseu