Jornal defensor da valorização de Aveiro e da Região das Beiras
Fundador: 
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

Município aposta na mobilidade urbana e na qualidade de vida


Quarta, 13 de Maio de 2020

Apesar de ser um concelho do interior de Portugal e de o seu território ser dominado por floresta e área agrícola, Sernancelhe não abranda no que diz respeito à protecção ambiental.
Razão pela qual decidiu candidatar ao PAMUS – Plano de Acção de Mobilidade Urbana Sustentável, O NORTE 2020, a criação da Ecovia e passeios entre Sarzeda, Sernancelhe, Vila da Ponte e Ferreirim, ligando os núcleos urbanos aos espaços de empresas, contribuindo assim para a transição para uma economia de baixo teor carbónico, mobilidade e consequente melhoria da qualidade de vida.
Com uma verba total de 280 mil euros, foram já realizadas obras em Ferreirim, criando passeios ao longo da aldeia e condições para que as pessoas se desloquem, a pé, com segurança, entre as suas habitações e o espaço empresarial do Picoto. Está também concluída a obra à entrada da Vila de Sernancelhe, ligando o espaço de empresas do Pinheiro e a Rotunda dos Ex-Combatentes.
No âmbito do PAMUS foi possível ao Município de Sernancelhe beneficiar de apoio para a construção de ciclovias ou vias pedonais mas também para outras intervenções no espaço público que promoveram a circulação pedonal, em particular de cidadãos com mobilidade reduzida.
“Promover a implementação de uma estratégica de baixo teor carbónico, contemplando em simultâneo a mobilidade urbana sustentável é o objectivo da União Europeia, a que a edilidade imediatamente se associou, num sinal evidente de que quer estar sempre na linha da frente da protecção do meio ambiente e na adopção de medidas que garantam qualidade de vida aos munícipes”, concluiu o município.

Leia a notícia completa na edição em papel.

Suplementos


Edição de Hoje, Jornal, Jornais, Notícia, Diário de Coimbra, Diário de Aveiro, Diário de Leiria, Diário de Viseu