Jornal defensor da valorização de Aveiro e da Região das Beiras
Fundador: 
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

‘Visitação Domiciliária’ leva médicos e enfermeiros a casa dos utentes


Quarta, 13 de Maio de 2020

Teve início, na segunda-feira, o programa “Visitação Domiciliária”, que contempla a realiza-ção de consultas médicas e de enfermagem nos domicílios dos utentes, permitindo assim evitar a sua deslocação à unidade de saúde, com os riscos inerentes.
O programa é uma iniciativa da Unidade de Saúde Familiar Aquilino Ribeiro, de Moimenta da Beira, e é implementado, em colaboração com a autarquia, diariamente, excepto às sextas-feiras, nos períodos da manhã e tarde, com recurso à Unidade Móvel de Saúde da edilidade, e cumpre a directiva do Ministério da Saúde, que apelou à retoma da actividade programada nas unidades de saúde, privilegiando neste sentido a deslocação ao domicílio do doente e também o recurso a meios não presenciais.
Os critérios de prioridade são os grupos de risco, diabetes, hipertensão, doença respiratória crónica, impossibilidade de deslocação ao Centro de Saúde, entre outros. Os critérios de marcação privilegiam os utentes com idade igual ou superior a 65 anos.
“Trata-se de uma iniciativa que terá um impacto muito positivo nas condições de prestação de cuidados de saúde à população mais fragilizada”, reconheceu o presidente da Câmara de Moimenta da Beira, José Eduardo Ferreira.
Entretanto, o município iniciou o programa de distribuição gratuita de máscaras cirúrgicas. As primeiras entregas foram às juntas de freguesia, que farão a distribuição segundo o critério estabelecido por cada uma. As segundas privilegiarão as instituições ligadas à saúde, à acção social, à protecção civil, entre outras. Nas terceiras entregas, o foco será a população em geral, aqui com a colaboração de equipas da autarquia, que irão a todas as localidades do concelho fazer a distribuição aos agregados familiares.
O número e o ritmo de entrega de máscaras será repetido as vezes que forem necessárias até que, sendo possível, toda a população do concelho esteja abrangida.
Porém, o presidente da Câmara Municipal apela à consciência cívica, pedindo aos munícipes com capacidade financeira, e que já compravam as máscaras, que continuem a fazê-lo para assim a distribuição e entrega chegar mais depressa e de forma mais equilibrada e justa às pessoas.
É a câmara que tem vindo a coordenar o projecto de produção de máscaras cirúrgicas para distribuição gratuita pelo concelho. Este trabalho está a ser feito em parceria com uma empresa de fabricação e comércio de produtos têxteis, entre os quais vestuário hospitalar descartável, com sede em Moimenta da Beira, e também com a colaboração de um conjunto de costureiras do concelho que têm vindo a dar o seu melhor.

Leia a notícia completa na edição em papel.

Suplementos


Edição de Hoje, Jornal, Jornais, Notícia, Diário de Coimbra, Diário de Aveiro, Diário de Leiria, Diário de Viseu