Jornal defensor da valorização de Aveiro e da Região das Beiras
Fundador: 
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

Situações particulares em lares podem obrigar a atrasar visitas


Quarta, 13 de Maio de 2020

A directora-geral da Saúde disse ontem que “a grande maioria dos lares” estará em condições de retomar as visitas na segunda-feira, mas admitiu que existem “situações particulares” que, sendo avaliadas pelas autoridades de saúde locais, poderão ser “diferidas”.


“O país é bastante assimétrico. Há situações particulares, onde de acordo com a avaliação do risco das autoridades de saúde, as visitas poderão ser diferidas para uma outra data. Mas na grande maioria dos lares estaremos em condições”, disse Graça Freitas.



Visitas retomadas a 18


Na segunda-feira foi anunciado que as visitas aos lares de idosos vão ser retomadas em 18 de Maio, ou seja no início da próxima semana, mas vão ser sujeitas a agendamento prévio e, numa fase inicial, serão limitadas ao máximo de uma visita por semana e por utente.


Numa informação publicada no seu site, a Direcção-Geral da Saúde (DGS) referia que este limite de um visitante por utente uma vez por semana poderá ser ajustado mediante as condições da instituição e a situação epidemiológica observada na zona onde o lar está localizado.


As visitas vão ter um tempo limitado, não devendo exceder os 90 minutos, acrescenta.


Ontem, Graça Freitas, que falava aos jornalistas na conferência de imprensa diária de ponto de situação sobre a pandemia covid-19 em Portugal, frisou como “regra muito importante” não só “preparar os profissionais dos lares para esta retoma de visitas, mas também o diálogo com as famílias”.


“Há toda uma pedagogia que deve ser feita para que se cumpram circuitos, medidas de prevenção e controlo de infecção. Estas medidas aprendem-se e as pessoas aderem a elas se as perceberem”, afirmou.


Leia a notícia completa na edição em papel.

Suplementos


Edição de Hoje, Jornal, Jornais, Notícia, Diário de Coimbra, Diário de Aveiro, Diário de Leiria, Diário de Viseu