Jornal defensor da valorização de Aveiro e da Região das Beiras
Fundador: 
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

“Erasmus” em Coimbra continuam “ligados”


Terça, 12 de Maio de 2020

André Freixo

Apenas com 73 desistências oficiais num universo de 941 estudantes estrangeiros inscritos em programas de mobilidade, em que o mais conhecido é o “Erasmus”, no segundo semestre na Universidade de Coimbra (UC) constata-se que grande parte destes alunos manteve a “ligação” às instituições de ensino superior de Coimbra, seja com permanência na Lusa-Atenas, seja com o regresso ao país de origem e a continuação dos estudos através dos meios online.
Todavia, apesar deste “quadro” ser positivo relativamente ao modo como a mobilidade estudantil está a encarar a pandemia da Covid-19, os próximos tempos prometem não ser fáceis, começando, claro está, já pelo próximo semestre que será no ano lectivo de 2020/2021. «Nos programas de mobilidade da Europa existe muita incerteza. Não sabemos se virá uma segunda ou terceira vaga da pandemia, se irão abrir-se fronteiras, se existirão voos, entre outras coisas. Há uma incerteza global quanto à mobilidade estudantil neste momento», afirmou João Nuno Calvão da Silva, vice-reitor das Relações Externas e Alumni.
«Não queremos deixar cair, de forma nenhuma, os programas de mobilidade internacionais e essa é a nossa posição. Com todas as preocupações e conscientes do actual quadro, iremos acompanhar o que será decidido pela Comissão Europeia em termos flexibilização e, com os devidos ajustamentos, sempre em interacção com as nossas oito faculdades, criar condições para que os estudantes possam cumprir o sonho que têm de estudarem noutro país», explicou Calvão da Silva. Contudo, o vice-reitor sabe que a «forte crise social e financeira que se avizinha e pela qual se está a passar vai afectar essa mobilidade» nomeadamente, apontou, «dos estudantes brasileiros na Universidade de Coimbra».

Estudo revela que 33,4%
regressaram ao seu país
Ontem foi revelado, igualmente, um estudo da Eramus Student Network Portugal (ESNP) que se baseia num inquérito a 2.434 estudantes de 82 nacionalidades pelo país inteiro. Segundo o documento, entre os estrangeiros que estavam a estudar em Portugal, foi revelado que um em cada três dos inquiridos regressou ao seu país (33,4%) mas houve quem, mesmo querendo, não tivesse conseguido regressar (3,2%). Pedro Valente, presidente da delegação da ESN de Coimbra, destacou que as instituições de Coimbra «tiveram bastante cuidado e agiram de forma muito positiva» nesta fase. Segundo os dados recolhidos pela ESN Coimbra, na perspectiva do líder da associação, «grande parte dos estudantes regressaram aos seus países mas continuam a ter aulas online e os que permaneceram estão a ser ajudados pelas respectivas instituições», concluiu.


Suplementos


Edição de Hoje, Jornal, Jornais, Notícia, Diário de Coimbra, Diário de Aveiro, Diário de Leiria, Diário de Viseu