Jornal defensor da valorização de Aveiro e da Região das Beiras
Fundador: 
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

15 concelhos nomeados para as “7 Maravilhas da Cultura Popular”


Segunda, 11 de Maio de 2020

O tema do concurso “7 Maravilhas de Portugal” deste ano é a “Cultura Popular” , tendo sido registadas, a nível nacional, 504 candidaturas, com a participação de todos os distritos e regiões autónomas.
O concurso visa promover o património cultural e imaterial de Portugal e vai entrar agora na sua terceira fase, onde um painel de especialistas composto por sete elementos de cada um dos 18 distritos e das duas regiões autónomas, elegerá sete patrimónios de cada região, num total de 140 finalistas regionais, que participarão nas respectivas eliminatórias regionais.
Dividida em sete categorias, Festas e Feiras, Músicas e Danças, Procissões e Romarias, Lendas e Mitos, Rituais e Costumes, Artesanato, e ainda Artefactos, entre os nomeados para a terceira fase estão 15 concelhos do distrito de Viseu, com 39 distinções.
De fora da lista final ficaram os concelhos de Armamar, Tarouca, Penedono, Mortágua, Vila Nova de Paiva, Vouzela, Oliveira de Frades, Cinfães e Penalva do Castelo.
A categoria com mais nomeados do distrito é “Procissões e Romarias”, com 10 concorrentes: Festas em Honra da Nossa Senhora dos Remédios - A Romaria de Portugal (Majestosa Procissão de Triungo), de Lamego, Romaria à Senhora do Castelo, de Mangualde, São Torcato - Cabaços, de Moimenta da Beira, Quarto Domingo de Cárquere (Resende), Romaria a São Salvador do Mundo (São João da Pesqueira), Procissão das Velas em Honra de Nossa Senhora da Esperança, de Sátão, Romaria em Honra de Nosso Senhor dos Caminhos, de Sátão, Procissão das Cruzes da Lapa, de Sernancelhe, Via Sacra da Granja do Tedo, de Tabuaço, e a Festa das Cruzes, de Tondela.
Segue-se o “Artesanato”, on-de estão os Bordados de Tibaldinho, de Mangualde, Capuchas de Borel de Alvite, de Moimenta da Beira, Bonecos de Pano “A Feiticeira”, de Santa Comba Dão, Caturnos, Meias de Lã de Alvite, de Moimenta da Beira, o Traje Feminino de Festa de Manhouce, de São Pedro do Sul, a Louça Preta de Molelos, de Tondela, e a Telha de Teivas, Fabrico Artesanal, de Viseu.
Na categoria “Músicas e Danças” foram nomeados o Carnaval de Cabanas de Viriato e a Dança dos Cus de Cabanas de Viriato, de Carregal do Sal, a Chula de Paus e a Quadrilha de Cárquere, de Resende, o Canto a 3 Vozes de Manhouce, de São Pedro do Sul, e a Dança da Morgadinha, de Viseu.
A Feira dos Santos, de Mangualde, a Última Rota da Transumância, de Castro Daire, o Festival da Cereja, de Resende, o São João de Tabuaço e a Feira de São Mateus receberam nomeações para a categoria “Festas e Feiras”.
Em “Lendas e Mitos”, podemos encontrar o Penedo da Fonte Santa, de Moimenta da Beira, Aqui (Também) Nasceu Portugal, de Resende, Sinos de Nossa Senhora da Esperança, de Sátão, a Lenda de Nossa Senhora da Lapa, de Sernancelhe, e O Cisma da Granja do Tedo, de Tabuaço.
Na categoria “Rituais e Costumes” estão nomeados o Carnaval de Canas de Senhorim, de Nelas, o Ciclo do Pão de Milho de Manhouce, de São Pedro do Sul, a Tradição da Passagem na Calha da Senhora da Lapa, de Sernancelhe, e as Cavalhadas de Vildemoinhos, de Viseu.
Finalmente, na categoria “Artefactos”, o distrito apresenta o Rijomax, de Tabuaço, e o “Tou-ce”, artefacto de bater a manteiga, de São Pedro do Sul.


Suplementos


Edição de Hoje, Jornal, Jornais, Notícia, Diário de Coimbra, Diário de Aveiro, Diário de Leiria, Diário de Viseu