Jornal defensor da valorização de Aveiro e da Região das Beiras
Fundador: 
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

Adiaram o casamento a pensar no bem-estar dos convidados


Segunda, 11 de Maio de 2020

Joana Severino, natural de Santa Comba Dão, terra onde se ia casar a 26 de Setembro deste ano, com João Mendes, viu-se obrigada a adiar um dos dias mais felizes da sua vida devido à actual pandemia provocada pela covid-19.
Esta noiva confessa que desde pequena sempre teve o sonho de casar e, em Dezembro do ano passado, quando surgiu o pedido de casamento começou os preparativos. Com a chegada da pandemia a Portugal, viu-se confrontada com a decisão de adiar “o grande dia”.
“Adiei o casamento para 25 de Setembro do próximo ano. É extremamente frustrante porque já tinha tudo planeado. Inicialmente, não queria adiar mas depois comecei a ouvir todas as notícias. O João tem familiares com uma certa idade e face à situação e tudo o que começámos a ouvir, inclusive sobre o distanciamento social, optámos por essa decisão até porque iria ser um casamento que não era de todo o que idealizámos. Então para que ele possa ser no mínimo tão parecido como imaginámos, o dia perfeito, achei que era preferível assim. Até porque não podia haver abraços, as pessoas iriam muito provavelmente usar máscaras e não iria ter todas as pessoas que tinha convidado, porque tenho 210 convidados. Iria ser extremamente frustrante chegar ao pé de alguém neste momento e dizer lamento já o convidei, mas não pode ir ao meu casamento porque eu tenho de seleccionar. Correria o risco de ser injusta ou tomar decisões menos acertadas. Ponderámos tudo e foi uma decisão unânime entre os dois optarmos por adiar para o ano para conseguirmos ter toda a gente e ser o nosso dia de sonho”, explica Joana Severino.

Adiamento foi feito
sem entraves
Tomada a decisão, o casal começou por contactar todas as pessoas envolvidas na preparação para o grande dia para proceder à alteração da data. “Foi extremamente fácil com toda a gente. Em relação à quinta enviei um email com a minha ideia inicial que era manter duas datas. A quinta inclusive cedeu-me as duas datas, sem qualquer problema, mas depois como começaram a ser contactados por muitos noivos deram-me um tempo razoável para eu decidir e eu optei por 2021. A única alteração foi que quando eu estava a contratar a quinta para este ano, já na altura, era um preço para 2020 e um preço para o próximo ano e tinha feito contrato para este ano. Como adiei aumentaram dois euros a cada ementa uma vez que era o preço que já estariam a levar para 2021. Ou seja nada teve a ver com esta situação”, explica.
A notícia do adiamento também foi dada aos convidados há cerca de um mês.
“Criei uma página no Facebook para avisar os convidados e dar conhecimento da nossa decisão. As pessoas sentiram-se aliviadas, pelos comentários que eu recebi, até porque tenho muitas colegas que estão a ser mães na presente data ou que vão ser entretanto e que não iriam estar à vontade. Se fossem iam estar constrangidas e com medo. Foi um alívio para os nossos convidados termos tomado esta decisão”, garante.
A poucos meses do casamento, o casal já tinha tudo planeado para o grande dia. “Já tinha tudo organizado, só faltava fazer os ajustes finais do vestido de noiva. Inclusive já tínhamos escolhido lembranças, ido à pastelaria provar o bolo, as alianças já tinham chegado, estava tudo pronto, porque neste momento estamos a viver em Odivelas e como íamos casar em Santa Comba Dão, tratámos de tudo com bastante antecedência”, diz.
Também a lua de mel já estava programada.
“Tínhamos uma viagem marcada para Djerba, Tunísia, antes de ter sido feito o pedido de casamento. Por isso íamos aproveitar essa viagem e mais tarde, no ano a seguir, iríamos fazer uma viagem ao México, essa sim a verdadeira lua de mel. Agora neste momento estamos num impasse e ainda não sabemos se vamos fazer a viagem”, afirma.
Apesar do casal ter tomado esta decisão, Joana Severino diz que existem outras noivas que não pensam da mesma forma. “Eu acho que as noivas em si - e eu falo por aquilo que vejo nos grupos das noivas no Facebook - estão a ser muito individualistas e estão a pensar única e exclusivamente nelas e no dia delas. Sei que é o nosso dias, que temos de estar bem e nos sentir bem, mas acho que também temos de ser um bocadinho altruístas e pensar nos outros e nos nossos convidados, daí a nossa decisão de adiar. Se toda a gente até este momento já fez um esforço de estar em casa e socializar o mínimo possível não devemos agora colocar tudo em jogo por causa de um capricho nosso de querer casar. A não ser que hajam excepções em que a pessoa deve casar este ano porque tem um pai doente e quer que ele assista, por exemplo. Tirando este tipo de casos, estão a ser individualistas e a pensar só nelas ao decidirem manter os casamentos nestes próximos meses”, realça.
Joana Severino diz ter a certeza que adiar o casamento foi a melhor decisão para todos. “Um ano passa rápido e tenho a certeza que vai ser um casamento muito melhor onde podemos ter o afecto daqueles que gostamos, dar abraços sem medo e, por isso, terá ainda mais significado”, conclui.


Suplementos


Edição de Hoje, Jornal, Jornais, Notícia, Diário de Coimbra, Diário de Aveiro, Diário de Leiria, Diário de Viseu